26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasPSD entrega petição com mais de 5 mil assinaturas a pedir redução...

PSD entrega petição com mais de 5 mil assinaturas a pedir redução do IMI em Setúbal

“Esperamos que na próxima Assembleia Municipal haja o consenso alargado e a decisão definitiva de reduzir o IMI”, afirmou Nuno Carvalho

- PUB -

O presidente do PSD de Setúbal, Nuno Carvalho, entregou ao presidente da Assembleia Municipal uma petição pública com 5518 assinaturas a pedir a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a implementação do IMI familiar no concelho de Setúbal.

No documento da petição lê-se que os peticionários exigem à Assembleia Municipal de Setúbal que “nos termos do Código do Imposto Municipal Sobre Imóveis, e no uso das suas competências, apresente e aprove” a “redução da taxa de IMI a aplicar no Município de Setúbal, relativamente aos prédios urbanos, para 0,40%”.

A petição pede também a “aplicação do chamado IMI Familiar no Concelho de Setúbal”, ou seja, a aplicação de deduções fixas nas taxas de IMI, de 20 euros para famílias com um dependente a cargo, de 40 euros para famílias com dois dependentes a cargo e de 70 euros para famílias com três dependentes ou mais a cargo.

- PUB -

“Esperamos que na próxima Assembleia Municipal [prevista para o mês de Abril], que irá seguramente ter este tema a ser discutido, haja o consenso alargado e a decisão definitiva de reduzir o IMI, antes inclusive de começar o ruído de campanha autárquica”, afirmou o social-democrata numa conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho.

A questão do Imposto Municipal sobre Imóveis no concelho de Setúbal tem sido altamente polémica. O executivo, de maioria CDU, afirma que se encontra obrigado a manter o IMI na taxa máxima no decorrer do Contrato de Reequilíbrio Financeiro (CRF), assinado em 2003, que obriga a câmara a aplicar medidas de maximização das receitas municipais.

Tal contrato, no entanto, “não impõe à Câmara Municipal de Setúbal a obrigatoriedade de aplicar a taxa máxima do IMI”, segundo um parecer da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) dado em Março de 2015, a pedido da própria autarquia.

- PUB -

O mesmo entendimento foi depois também declarado num despacho conjunto do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento e do Secretário de Estado da Administração Local, em como a Câmara Municipal de Setúbal “podia se assim o entendesse reduzir a taxa de IMI a aplicar no seu concelho”, lê-se no texto da petição.

“A primeira reacção da senhora presidente deverá ser assegurar que não pode baixar o IMI. Mas essa questão, de que pode reduzir, está mais do que esclarecida. Há inclusive, até ao momento, da parte deste Governo – que tem o apoio da CDU, do BE e do PS – uma total ausência de qualquer contradição de qualquer documento que invalide estes pareceres [do anterior Governo], por isso eles estão válidos”, reforçou o líder do PSD de Setúbal.

Nuno Carvalho afirmou ainda que a redução do IMI no concelho é “uma causa” dos setubalenses e azeitonenses, que responderam à petição com 1552 assinaturas online, no site peticaopublica.com, e as restantes 3966 em papel, entre Janeiro e Março.

“A força desta petição é totalmente imparável”, realçou, considerando que os munícipes não merecem viver “numa das cidades mais caras do país” e onde, em virtude da cobrança de outros impostos municipais, “cada trabalhador setubalense pague, em média, mais de 400 euros por ano para a Câmara Municipal”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -