25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioÚltimasÓbito Mário Soares: PS lamenta perda do "pai da Liberdade e da...

Óbito Mário Soares: PS lamenta perda do “pai da Liberdade e da Democracia”

O antigo chefe de Estado morreu aos 92 anos. Direcção Nacional do PS recorda “a personalidade e o rosto que todos os portugueses identificam com o regime nascido a 25 de Abril de 1974″

 

- PUB -

Mário Alberto Nobre Lopes Soares morreu no último sábado, 7, aos 92 anos. O antigo primeiro-ministro e presidente da república estava internado desde a madrugada do dia 13 de Dezembro no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

A Direcção Nacional do PS reagiu de imediato à morte do ex-chefe de Estado, na pessoa de Ana Catarina Mendes. A secretária-geral adjunta do PS afirmou que “Portugal perdeu hoje o pai da Liberdade e da Democracia, a personalidade e o rosto que todos os portugueses identificam com o regime nascido a 25 de Abril de 1974, ‘O dia inicial inteiro e limpo/Onde emergimos da noite e do silêncio’, de que falava a sua amiga Sophia e pelo qual tanto se bateu Mário Soares ao longo de toda a sua vida. Combate que o moveu até ao fim”, lê-se na declaração de voto.

Com o falecimento do ex-presidente, o PS perdeu “a sua maior referência, o nosso fundador e militante número um, figura maior e indelével do socialismo democrático português e europeu”. Para Ana Catarina Mendes, cabe agora aos socialistas portugueses a missão de “saber estar permanentemente à altura do legado deste gigante do socialismo democrático, da Democracia e da Liberdade”.

- PUB -

O presidente “de todos os portugueses” nasceu a 7 de Dezembro de 1924, em Lisboa. Antes e depois da revolução do 25 de Abril, foi um dos rostos principais da resistência à ditadura, lutando acerrimamente pela conquista da liberdade e democracia no nosso país. Foi deputado, euro-deputado, ministro, primeiro ministro e presidente da república.

Foi também o político que esteve na génese da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), actual União Europeia (UE), tendo assinado o tratado de adesão em 1985, numa cerimónia realizada no Mosteiro dos Jerónimos.

O fundador do PS foi visto em público pela última vez em Setembro do ano passado, numa homenagem do actual presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, à sua mulher, Maria Barroso, que faleceu a 7 de Julho de 2015.

- PUB -

O velório do ex-chefe de Estado português decorrerá esta segunda-feira, 9,  até à meia-noite, sendo aberto ao público. As cerimónias fúnebres prosseguem terça-feira, 10, estando o início previsto para as 11 da manhã. Nesse dia haverão discursos do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, de alguns familiares e de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da república.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -