Iniciativa convida portugueses a partilharem alimentos com famílias com necessidades, para que possam ter um Natal mais feliz, com alimentos à mesa
Durante o próximo fim-de-semana, a Campanha de Recolha de alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome volta a ter as suas equipas de voluntários espalhadas pelos supermercados da região e do resto do país, para convidar os portugueses – de forma mais pessoal -, à partilha de alimentos com as famílias com necessidades para que possam ter, não só um Natal mais feliz, mas alimento à mesa todos os dias.
Desta forma, a iniciativa é assim retomada, depois de uma interrupção imposta pela pandemia, com “a alegria da partilha, do voluntariado e da solidariedade” nesta acção presencial e numa altura em que se agravaram as situações de carência de muitas famílias, na medida em que esta doença “impediu”, desde Maio de 2020, a presença nas lojas dos voluntários.
Passados quase dois anos, regressam agora aos seus “postos”, nas entradas dos estabelecimentos, com o propósito de receber doações de produtos alimentares básicos.
“É com muita alegria que anunciamos o regresso das equipas de voluntários ao terreno em mais uma Campanha de Recolha de alimentos dos Bancos Alimentares”, afirma Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
E acrescenta: “Eles são, sem dúvida, a imagem e o corpo desta iniciativa que propõe, desde há 30 anos, a partilha com as famílias que precisam de apoio alimentar”, marcando presença para receber os alimentos e “prestar informação sobre a campanha Ajuda Vale”.
Este ano, a campanha prolonga-se até 5 de Dezembro na internet, através do site de doação online www.alimentestaideia.pt, dando assim a oportunidade de partilhar a todos aqueles que não se deslocam aos pontos de recolha durante o fim-de-semana e aos que se encontram ou residem fora de Portugal.
A acção disponibiliza vales de produtos, que estarão disponíveis até referida data nas caixas dos supermercados. Cada vale possui um código de barras específico, associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.