Viagens na Carris Metropolitana podem ser pagas com cartão bancário via ‘contactless’

Viagens na Carris Metropolitana podem ser pagas com cartão bancário via ‘contactless’

Viagens na Carris Metropolitana podem ser pagas com cartão bancário via ‘contactless’

Alargamento a outras linhas continuará “de forma faseada ao longo dos próximos meses”, com novas activações semanais

Vários autocarros da Carris Metropolitana passaram a permitir o pagamento da viagem por cartão bancário a bordo com o novo serviço Tap&Ride (‘contactless’), uma valência disponível nas linhas que começam com o número 1, 2 ou 3.

- PUB -

Segundo uma nota divulgada hoje pela Transportes Metropolitanos e Lisboa (TML), responsável pela Carris Metropolitana, as primeiras linhas rodoviárias a disponibilizar este sistema entraram em testes no passado dia 23 de Julho, incluindo a 1624, com o percurso Cascais (Terminal) – Portela de Sintra (Estação Norte), a 2769, com o percurso Lisboa (Campo Grande) – Santo António dos Cavaleiros, via Cidade Nova, e a 3001, que liga Almada (Cristo Rei) a Cacilhas (Terminal).

A apresentação da nova opção, que será incluída “em breve” nas linhas que começam por 4, ocorreu na quarta-feira numa viagem simbólica na linha 1624, saindo do Terminal de Cascais até à Portela de Sintra, via Azoia e Almoçageme.

No evento estiveram presentes o primeiro secretário metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto de Carvalho, o administrador da TML, Rui Lopo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, e a administradora executiva da SIBS, Teresa Mesquita.

- PUB -

O serviço Tap&Ride passou também a estar disponível, desde quarta-feira, nas linhas 1633, com o percurso Ericeira (Terminal) – Portela de Sintra (Estação Norte), 2727, com a rota Estação Oriente – Loures, via Unhos, e 3701, entre Almada (Hospital Particular) e Algés (Terminal).

O alargamento a outras linhas continuará “de forma faseada ao longo dos próximos meses”, com novas activações semanais.

“Estamos a construir um sistema de mobilidade mais moderno e inteligente, onde a tecnologia está ao serviço de uma melhor experiência para o passageiro. Esta nova funcionalidade é um reflexo da nossa estratégia de apostar em soluções digitais que simplifiquem e incentivem o uso do transporte público”, explicou Rui Lopo, citado na nota.

- PUB -

A nova opção permite aos passageiros utilizarem cartões bancários com tecnologia ‘contactless’ como forma de pagamento directo da tarifa de bordo nos autocarros, à semelhança do que já acontece no Metropolitano de Lisboa, “proporcionando uma alternativa prática, rápida e sem necessidade de dinheiro físico ou títulos de transporte pré-comprados”.

“Tornar a vida mais simples através de pagamentos fáceis, rápidos e seguros faz parte do ADN da SIBS. Este projecto materializa essa missão, será possível viajar na Carris Metropolitana de forma prática e imediata, apenas com o cartão e sem necessidade de carregamentos […]. Estamos certos de que, no futuro, esta solução será um elemento essencial na mobilidade intermodal da área metropolitana”, disse, por seu turno, Teresa Mesquita.

A Carris Metropolitana opera, desde 1 de Junho de 2022, em quatro áreas (concessionadas a operadores privados distintos), nas quais se incluem os 15 municípios da AML que delegaram as suas competências à Transportes Metropolitanos de Lisboa.

A Área 1 funciona nos concelhos da Amadora, Oeiras, Sintra, tendo como operador a Viação Alvorada. A Área 2, operada pela Rodoviária de Lisboa, abrange Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Já a Área 3 funciona em Almada, Seixal e Sesimbra, tendo como operador a Transportes Sul do Tejo, e a Área 4 é gerida pela Alsa Todi.

A operação da Carris Metropolitana também abrange ligações aos municípios que não delegaram competências e gerem directamente os transportes concelhios: Barreiro (TBC), Cascais (MobiCascais) e Lisboa (Carris). Desta forma, encontram-se incluídas na Carris Metropolitana ligações ao Barreiro (3 e 4), Cascais (1) e Lisboa (nas quatro áreas).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não