Município tem planeados espectáculos, formações, residências artísticas e sessões de cinema
A Câmara Municipal de Setúbal vai dedicar o mês de Março ao Dia Mundial do Teatro, assinalado no próximo dia 27, através da realização de diversos “espectáculos, formações, residências artísticas, sessões de cinema e actividades para os mais novos” em formato online, explicou a autarquia em nota de Imprensa.
No total, vão ser cerca de duas dezenas os eventos transmitidos pela internet no decorrer do presente mês, a começar hoje com o “Teatro Estúdio Fontenova a promover uma série de “Diálogos Imediatos” na sua página de Facebook”, iniciativa que se vai repetir até 8 de Abril, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 16h00.
“Trata-se de um conjunto de conversas online à volta do texto “A Paz Perpétua”, do dramaturgo espanhol Juan Mayorga, centradas em temas variados como conflitos externos e internos, competitividade e cooperação, ética e estética e violência e não violência”, refere a mesma nota.
Na sexta-feira, pelas 21h30, “a companhia setubalense apresenta em directo, a partir da Casa da Cultura, “Espírito Dissolvido”, performance sobre vinho”. “O espectáculo pode ser visto a partir na rede social da Casa da Cultura”.
O GATEM – Espelho Mágico chega, por sua vez, dia 14 com a exibição de “Bambolinices – Memórias vivas rumo ao futuro”. Já no dia 21, às 22h00, o Teatro Estúdio Fontenova “apresenta “Cerco”, simultaneamente exibido em directo no festival brasileiro Mátria Amada – Cultura e os Cuidados com a Terra, pelo Youtube do certame”.
Também o Teatro do Elefante estará presente nas comemorações, com a apresentação de “Brothers” no dia 20, “uma peça cénica sobre a saúde mental na adolescência”. No dia seguinte, às 15h30, a Casa da Cultura apresenta, em streaming, a peça de teatro infantil “Antiprincesas – Frida Khalo”.
No Dia Mundial do Teatro, 27 de Março, entre as 10h00 e as 24h00, entrará em cena o Teatro Animação de Setúbal, com “Valentin, Valentin”, na página de Facebook da autarquia. Ainda neste dia, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe, em emissão online, a peça “FAKE”, que retrata “as tensões entre a verdade e a mentira, a informação e a desinformação, as crenças individuais, colectivas e a propensão individual para acreditar nos preconceitos”.
Entre tantos outros espectáculos planeados para o presente mês, em homenagem ao teatro, o município sadino vai dedicar aos mais novos, nos dias 7 e 28, um workshop de movimento expressivo com a actriz e contadora de histórias Paula Farinhas.