Passeios pedestres, workshops e caminhada acessível a pessoas com deficiência visual compõem programação
Com a flora do Parque Natural da Arrábida no centro das atenções, a segunda edição do Arrábida Walking Festival começa esta sexta-feira, dia 25, e prolonga-se até 27, domingo.
De entre as cerca de 1 450 espécies de plantas identificadas nesta área protegida, que correspondem a aproximadamente 40% da diversidade natural existente em Portugal, muitas irão ser realçadas ao longo dos vários percursos com destaque para as endémicas e para as orquídeas.
Neste evento, co-organizado pela Biotrails e pelas câmaras municipais de Palmela, Setúbal e Sesimbra, “no trilho da flora” dá o mote para a programação que inclui vários percursos pedestres pelo território Arrábida, aliando o turismo de natureza ao lazer e bem-estar num total de mais quarenta actividades.
Estão previstos workshops gastronómicos e de fotografia, visitas guiadas, experiências enoturísticas e aulas de botânica em movimento, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer algumas plantas medicinais e comestíveis, bem como os seus usos e as suas propriedades, e fazer uma prova de infusões.
A par do programa central de passeios pedestres, que à semelhança do ano passado mantém “A Grande Rota Arqueológica”, esta edição inclui um conjunto de caminhadas, que permitem uma interacção muito próxima com os vários ecossistemas a percorrer, acompanhadas por especialistas, com destaque para a colaboração da Sociedade Portuguesa de Botânica, do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul e de Armando Frazão, especialista em orquídeas silvestres da Arrábida.
Será ainda realizada uma caminhada acessível a pessoas com deficiência visual, num percurso pedestre sensorial.
Durante os três dias, o Arrábida Walking Festival 2022 apresenta opções de trilhos e actividades, diurnas e nocturnas, cujas intensidades variam entre baixa, média e alta, e percursos adaptados para crianças com o objectivo de proporcionar caminhadas em família.