A Escola Básica 2/3 com Secundária de Santo António da Charneca, no Barreiro, recebeu a Bandeira Verde – o galardão Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) –, que distingue “o trabalho realizado pelos estabelecimentos de ensino aderentes, em prol de uma comunidade mais sustentável”, informa a autarquia barreirense.
A par deste reconhecimento, foi entregue a este equipamento escolar o prémio relativo ao terceiro lugar do 3.º escalão do projecto Alimentação Saudável e Sustentável, também da ABAE, referente ao ano de 2019/2020.
O projecto em causa tem por meta “motivar as crianças, jovens, professores e famílias para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionem com a alimentação saudável e sustentável”, tendo por objectivo fomentar a “mudança de hábitos alimentares mais saudáveis no dia-a-dia”.
Os alunos do 2.º ano do curso profissional de Técnico de Restaurante/Bar concorreram na vertente “Esco–Ementas”, tendo apresentado “uma sugestão de almoço saudável, equilibrado e sustentável, de acordo com as normas de participação, no que respeita ao uso de produtos sazonais e locais”, acrescenta o município.
A sugestão recaiu sobre um gaspacho lusitano com hortelã, frango assado com limão, acompanhado de arroz português de couve-lombarda e salada de cenoura e milho, mousse de maçã e água aromatizada com pepino, limão, canela e hortelã.
Na cerimónia do hastear da bandeira, esteve presente Bruno Vitorino, vereador responsável pela divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética.
O autarca considera que “desde cedo […] é importante incutir nas nossas crianças e jovens que todos os nossos gestos, todas as nossas escolhas, devem passar pelo critério da sustentabilidade”, afirma.