27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Ramalho Eanes defende em Setúbal aposta pública na educação

Ramalho Eanes defende em Setúbal aposta pública na educação

Ramalho Eanes defende em Setúbal aposta pública na educação

Encontro trouxe também Daniel Bessa e Paulo Macedo ao Forum Luísa Todi

O antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, esteve esta terça-feira, em Setúbal, no encontro com empresários da região, promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e defendeu a educação como o melhor investimento público para o futuro do país.
Numa longa dissertação sobre o caminho que nos trouxe até aqui, e que passou pelo enquadramento histórico, o general concluiu que Portugal vive hoje os desafios da actual revolução industrial, que está em curso, independentemente da controvérsia sobre se é a terceira ou a 4.0, e que passa pela automação e pelo digital.
Ramalho Eanes apontou as “preocupantes tendenciais destrutivas” da actual revolução industrial, sobretudo no emprego, em que estamos perante um “novo paradigma” em que “as máquinas tendem a transformar-se em trabalho autónomo” e são “já uma ameaça” para os trabalhadores, a começar pelos menos qualificados.
Na perspectiva do ex-Chefe de Estado, a resposta a este problema passa pelo envolvimento do Estado, sobretudo através de politicas públicas que incentivem a educação e a investigação.
Logo a começar a intervenção, Ramalho Eanes deixou um elogio à empresária da Casa Ermelinda Freitas. “A Leonor Freitas – eu chamo-lhe assim – é uma empresária não de primeira água, mas de primeiro-vinho”, disse num tom de familiaridade, arrancando o riso das centenas de pessoas presentes.
A empresária do sector vitivinícola foi uma das personalidades da região convidadas para o painel sobre a economia regional, a par de José Luís Cacho, do Porto de Sines, e de João Castelo Branco, da Semapa, grupo que detém a Secil, na Arrábida.
O ‘XVII Encontro Fora da Caixa”, que decorreu durante a tarde no Fórum Luísa Todi, contou ainda com as intervenções do economista e ex-ministro Daniel Bessa e do presidente da CGD, Paulo Moita de Macedo.
Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -