Livro pretende realçar trabalho do pintor palmelense e vai ser apresentado no Auditório Hermenegildo Capelo
“Sebastião Fortuna, o pintor de sonhos” intitula o livro da poetisa Alexandrina Pereira que vai ser lançado no próximo sábado, 26, no Espaço Cidadão, Auditório Hermenegildo Capelo em Palmela.
A obra é composta por 25 poemas inspirados em outros tantos quadros de Sebastião Fortuna. “A poesia tem por base o quadro do Sebastião e também, particularmente, a frase que ele habitualmente atribui aos quadros”, explicou Alexandrina Pereira, em declarações a O SETUBALENSE.
Quanto ao estilo da poesia, o leitor pode esperar, de acordo com a autora, “uma poesia simples, sem preocupação de rima. Uma poesia mais livre.” Este era um projecto que estava já há algum tempo na gaveta, confessa a autora.
“Há uns anos tive a oportunidade de levar um fotógrafo para fazer as fotos dos quadros do Sebastião numa exposição dele e já na altura pensei em levar este projecto, mas acabou por não avançar”.
A poetisa explica que o livro surge numa altura oportuna e especial, e pela amizade que tem com o pintor. “É uma forma de homenagear e divulgar a sua obra, mas também de o apoiar”, revela Alexandrina Pereira, que assumiu que a totalidade das verbas reverterá para o pintor palmelense.
A tiragem da obra é curta e já suscitou o interesse das freguesias de Palmela e Quinta do Anjo, e de alguns conhecidos do pintor. Ainda assim, a autora deixou em aberto o lançamento de mais uma edição, caso se verifique uma grande procura e interesse, com a novidade de que essa nova tiragem poderá incluir novos poemas de outros quadros de Sebastião Fortuna.