Projecto “Há vida na Quinta” planta mais de 250 plantas autóctones na freguesia

Projecto “Há vida na Quinta” planta mais de 250 plantas autóctones na freguesia

Projecto “Há vida na Quinta” planta mais de 250 plantas autóctones na freguesia

A iniciativa, a decorrer em várias escolas, começou no dia 13 e termina amanhã

 

Desde o dia 13, e até amanhã, 21 de Março, o projecto “Há vida na Quinta”, dinamizado pela associação Anime.paf – Projecto de Animação e Formação, está a realizar uma campanha de plantação de mais de 250 espécies na Quinta do Conde. Os “Jardins autóctones” estão a ser plantados em parceria com os três agrupamentos de escolas da freguesia, num total de cerca de 400 alunos envolvidos directamente.

- PUB -

“Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para tornar o espaço escolar num local privilegiado para a percepção da importância da biodiversidade e dos estilos de vida sustentáveis e em simultâneo incrementar os laços da comunidade educativa com a escola”, começa por dizer Ana Duarte, da associação Anime – Projecto de Animação e Formação, a O SETUBALENSE.

O primeiro dia da campanha começou no Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, com os alunos da Unidade de Ensino Especial e do Clube Ciência Viva e prosseguiu, durante a tarde, no Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, com alunos das turmas C e E do 6.º ano a complementar o Spot de Biodiversidade com plantações de autóctones.

“Na sede do agrupamento Maria do Carmo Serrote estamos a fazer um jardim de autóctones, junto a uma área já destinada para intervenção do Clube Ciência Viva, com duas estufas, pelo que vamos colonizar a área restante com espécies autóctones”, conta, para depois acrescentar que, por sua vez, na Escola Michel Giacometti prosseguem os trabalhos “para o desenvolvimento do Spot da Biodiversidade, nomeadamente a continuação da colonização do charco, o fechamento da estufa, entre outras actividades”.

- PUB -

Hoje, a actividade realiza-se na EB1/ JI do Pinhal do General, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Boa Água, e o ciclo termina amanhã, num regresso ao Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, desta vez na Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo. “Nestas duas escolas de primeiro ciclo, a acção é ligeiramente mais contida, com a plantação em menor quantidade comparativamente com as outras duas escolas. Vamos essencialmente trabalhar num canteiro de aromáticas”, explica.

Esta iniciativa realiza-se com o apoio da Coca-Cola Euro Pacific Partners Portugal, uma vez que o pro jecto “Há vida na Quinta” venceu, em Novembro, a primeira edição do concurso “Avançamos Setúbal”, promovido por esta entidade em colaboração com O SETUBALENSE e a Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Mês prossegue com hotéis de insectos na próxima semana

- PUB -

Na próxima semana, o projecto segue com os hotéis de insectos no Agrupamento Maria do Carmo Serrote, na escola sede e no pólo n.º2, e na Escola Michel Giacometti, e está prevista a instalação dos abrigos para morcegos até ao final do mês.

“Vão ficar dois no quintal do Centro Comunitário, dois na Escola Maria do Carmo Serrote, outros dois na Escola Michel Giacometti e os restantes no Parque da Ribeira e no Parque da Várzea, fechando assim o mês de Março a trabalhar para a biodiversidade na Quinta do Conde”, afirma.

No que diz respeito à iniciativa das bombas de sementes, realizada no dia quatro no Parque da Vila, Ana Duarte partilha que “foi uma manhã espectacular, com sete famílias que se envolveram em tudo e ainda fizeram dois tabuleiros, um de germinação e outro de estacaria, para as plantações para o próximo ano”.

A acção incluiu a utilização de mais de 20 espécies autóctones e as famílias ficaram agora “encarregues de libertar as sementes, com o compromisso de que o fariam nos baldios da freguesia ou nos seus jardins”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -