Porto de Setúbal movimento mais de 6,3 milhões de toneladas de carga em 2025

Porto de Setúbal movimento mais de 6,3 milhões de toneladas de carga em 2025

Porto de Setúbal movimento mais de 6,3 milhões de toneladas de carga em 2025

Em conjunto com o Porto de Lisboa as infraestruturas portuárias tiveram um desempenho global sólido para fechar as contas

Os Portos de Setúbal e Lisboa fecharam o ano de 2025 com um desempenho global considerado sólido, apesar de um contexto operacional exigente, marcado por greves e constrangimentos externos, consolidando a posição conjunta como uma das principais infraestruturas portuárias do País.

- PUB -

A atividade combinada reforçou a tendência positiva observada ao longo do ano, com crescimentos em segmentos estratégicos de maior valor acrescentado, desde o aumento dos TEU em Porto de Lisboa ao reforço do Ro-Ro em Porto de Setúbal, contribuindo para a competitividade da fachada atlântica.

Os resultados assentam “numa estratégia de complementaridade entre os dois portos, que permite oferecer ao mercado uma plataforma integrada, suportada na proximidade geográfica, numa ampla gama de serviços especializados e numa capacidade operacional combinada”, explicam em informação enviada a O SETUBALENSE. Em 2025, a carga contentorizada destacou-se como um dos principais motores de crescimento, com uma movimentação conjunta de cerca de 6,7 milhões de toneladas, equivalentes a aproximadamente 640 mil TEU.

Em Setúbal, a movimentação atingiu 6,3 milhões de toneladas, com 1.592 navios, mantendo um perfil fortemente orientado para segmentos industriais estratégicos. A carga contentorizada fixou-se em cerca de 1,6 milhões de toneladas, equivalentes a 158.382 TEU. A carga fracionada totalizou 1,13 milhões de toneladas, os granéis sólidos 2,75 milhões e os granéis líquidos ultrapassaram as 314 mil toneladas.

- PUB -

O maior destaque foi o segmento Ro-Ro, com 337.074 viaturas movimentadas, mais 6,2% do que em 2024, reforçando a posição de Setúbal como referência nacional neste tipo de operação. Em 2025, Portugal registou 225.039 novas matrículas de veículos ligeiros, das quais 135.952 entraram no País, através deste terminal Ro-Ro, cerca de 60% do total.

Já em Lisboa, foram movimentadas mais de 11,5 milhões de toneladas de carga, um aumento global de 2,1% face ao período homólogo, com 2.329 navios escalados. A carga contentorizada ultrapassou 5,1 milhões de toneladas, correspondentes a 481.396 TEU, traduzindo crescimentos de 3,5% em tonelagem e 4,5% em TEU. Os granéis sólidos atingiram 4,7 milhões de toneladas, os granéis agroalimentares 3,4 milhões, os granéis líquidos 1,35 milhões e a carga fracionada superou as 327 mil toneladas.

No conjunto, os números evidenciam a robustez e a articulação crescente do cluster Lisboa–Setúbal, numa trajetória alinhada com a Estratégia Portos 5+, que aponta à consolidação progressiva desta plataforma e à meta de 25 milhões de toneladas movimentadas até 2035.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não