28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Paróquia da Anunciada comemora 470 anos e torna-se figura principal de exposição artística

Paróquia da Anunciada comemora 470 anos e torna-se figura principal de exposição artística

Paróquia da Anunciada comemora 470 anos e torna-se figura principal de exposição artística

|||

Edifício religioso foi retractado pela visão de 12 artistas numa mostra de pinturas e desenho

 

A Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, para assinalar o seu 470.º aniversário, inaugurou esta terça-feira, pelas 19h30, na Casa da Baía, em Setúbal, a exposição “12 olhares sobre a Igreja de Nª Sr.ª da Anunciada”, que vem dar a conhecer o edificado religioso através de pinturas e desenhos de mais de uma dezena de artistas.

- PUB -

Alberto Pereira, Dília Fraguito Samarth, Francisco Anjos, Hugo da Silva, L. Sadino, Luís Disa, M. Conceição Branco, Madureira Pais, Maria José Nunes de brito, Miguel Amaral, Miranda Brito e Rogério Chora são os nomes responsáveis pelas obras que compõem esta mostra, que no primeiro dia atraiu várias pessoas à Casa da Baía.

Com a cerimónia prestes a começar, os olhares e a curiosidade dos muitos visitantes, que compareceram na sessão solene, estiveram focados nos quadros da exposição. Por este motivo, a sala de apresentação demorou um pouco mais do que o habitual para ficar composta e pronta a ouvir as palavras do padre Fernando Paiva.

“É um sentimento de alegria e satisfação ver aqui tanta gente. Esta exposição vem dar a conhecer, a partir da perspectiva de 12 pintores, a Igreja da Nossa Senhora da Anunciada e também se pretendia uma diversidade de estilos e olhares que acabou por ser bem conseguida”, disse o pároco a O SETUBALENSE.

- PUB -

Antes dos discursos, quem assistia foi presenteado com um prelúdio musical, tocado por Miguel Rangel na guitarra clássica e Mariana Rangel na flauta transversal, ambos pertencentes ao ensemble jovem daquela paróquia.

Na apresentação da exposição, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, foi chamado a discursar e revelou que a antiga freguesia da Anunciada também completou 470 anos de idade, pois as freguesias “nasceram a partir das paróquias”.

O autarca, na mesma intervenção, acrescentou que a Junta de Freguesia recuperou e disponibilizou uma obra de Rogério Chora sobre a Paróquia da Anunciada e que este aniversário traz ao de cima as “tradições e valores” que caracterizam esta Igreja e as populações da freguesia em questão.

- PUB -

Já Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, referiu o simbolismo de “dar voz” aos artistas da cidade sadina num “momento tão especial”. A autarca ainda destacou a “beleza” da Igreja da Nossa Senhora da Anunciada pela “simplicidade” do edifício.

Em seguida, revelou que a autarquia sadina está a colocar luzes na fachada da estrutura. Apesar de ainda não existir uma data concreta sobre a finalização do projecto, a autarca garantiu que o município vai “iluminar” esta igreja.

Este edifício religioso, ao longo dos últimos anos, tem sido alvo de intervenções de reabilitação, nomeadamente no adro, fachadas, claustros e até no próprio interior da paróquia, onde estão a ser recuperadas pinturas datadas do séc. XVII.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -