A comunidade local envolvida no programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, desenvolvido desde 2012 no território da Bela Vista, vai ter a oportunidade de participar no projecto “Oficinas de Organização e Acção”, iniciativa a partir da qual será divulgada “a oferta de serviços” por si prestada, “com vista a estruturar e qualificar a oferta de trabalho nos bairros”.
Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “no âmbito desta acção é criada uma plataforma digital, pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)”, também com o objectivo de “divulgar a prestação de serviços e saberes à comunidade em geral”.
Para a realização deste projecto, foi “aprovada pelo Programa Nacional de Bairros Saudáveis” uma candidatura no valor de 50 mil euros. As oficinas, realizadas “ao longo de um ano, são dinamizadas pela ACM/YMCA de Setúbal, em parceria com a autarquia, Junta de Freguesia de São Sebastião, Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, IPS, Cruz Vermelha – Delegação de Setúbal e Leroy Merlin, neste caso com a doação das cozinhas necessárias às oficinas”.
Vão também ser “instaladas lojas de bairro para implementação de actividades pré-económicas e promovidas acções de capacitação de voluntários do projecto “Férias no Bairro”, no apoio a moradores isolados e idosos”. Estas acções formativas pretendem apoiar “a concretização de actividades comunitárias e económicas” e melhorar “o acesso ao mercado de trabalho, o uso de plataformas online e a familiaridade com tecnologias digitais”.
“As “Oficinas de Organização e Ação”, a funcionar em espaços cedidos pelo município, procuram dar resposta aos compromissos e metas que os moradores, colectivamente, assumiram em 2017”.