Por reconhecer o movimento associativo “como um dos mais fortes pilares da estabilidade social” e o considerar igualmente “um parceiro estratégico na promoção da prática desportiva, cultural e bem-estar da comunidade”, a Câmara Municipal de Sesimbra criou, em 2020, o Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo e Freguesias. Desde então tem acompanhado mais de perto a vida associativa do concelho, na perspectiva de reforçar a proximidade entre as colectividades e a autarquia e de responder de forma mais eficaz às necessidades das instituições nas suas actividades do dia-a-dia.
Logo depois da criação do espaço, deu-se início ao Estudo de Caracterização do Movimento Associativo, em curso, que permitirá alcançar “um retrato mais fidedigno da realidade do concelho nesta matéria”. O papel deste gabinete ganhou maior expressão desde o início do confinamento do primeiro estado de emergência; primeiramente com o esclarecimento de questões relacionadas com as regras de encerramento e depois no apoio à adaptação das instalações de acordo com as directrizes vindas das autoridades de saúde.
Em estreita colaboração com a Confederação Portuguesa das Colectividades, ajudou as colectividades a elaborar os devidos planos de contingência, respeitando as medidas a adoptar neste período pandémico que o país e o mundo atravessam. Neste sentido, foi ainda realizada uma sessão de esclarecimento online sobre as medidas implementadas para cumprimentos de regras a adoptar com vista a diminuir o contágio e mais recentemente tem sido dado apoio por telefone e por e-mail às associações na resolução de problemas, no esclarecimento sobre medidas a adoptar e até na preparação de candidaturas a apoios ao abrigo do regulamento de apoio ao movimento associativo sesimbrense em vigor.