4 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Mercado das Palavras pretende promover literacia familiar e comunitária

Mercado das Palavras pretende promover literacia familiar e comunitária

Mercado das Palavras pretende promover literacia familiar e comunitária

Mercado das Palavras surge de uma parceria entre associações e é a primeira livraria social do Distrito

Primeira livraria social do Distrito, na Quinta do Conde, Sesimbra, abre portas este fim-de-semana

 

No Mercado Municipal da Quinta do Conde, nasce esta sexta-feira o Mercado das Palavras, um projecto de literacia familiar e comunitária que é também a primeira livraria social do distrito, fruto de uma parceria entre as associações PIPA – Projecto de Inclusão pela Arte e Anime – Projecto de Animação e Formação.

- PUB -

“Acreditamos que em comunidade podemos criar novos projectos, desafios e oportunidades para todos, no acesso aos livros e na criação de hábitos e rotinas de leitura”, começa por dizer Patrícia Reis, gestora e coordenadora de projectos da associação PIPA e membro da equipa de curadoria do Mercado das Palavras, a O SETUBALENSE.

Por seu turno, Paulo Pires, um dos fundadores da ANIME PAF e também membro da equipa de curadoria do Mercado das Palavras, explica que “este projecto de literacia comunitária pretende levar às famílias e à comunidade uma ligação mais estreita com o livro, com a palavra e com a escrita, através de várias iniciativas”.

No espaço, onde outrora se instalou a sede da associação PIPA existe, a partir deste fim de semana, uma livraria social, onde “recebemos livros novos ou usados em boas condições e vendemos livros a preços simbólicos, organizados pelas temáticas infantil, juvenil e família, e cujas receitas irão reverter a 100 por cento para projectos sociais e artísticos na comunidade”.

- PUB -

Do espaço físico ao ar livre

Entre os planos do projecto Mercado das Palavras, está também a criação de um grupo de voluntários que possa ler em voz alta em espaços públicos, jardins, instituições, grupos de auto-ajuda, serviços de cuidados paliativos e de pré-natal, entre outras possibilidades.

“Queremos ainda criar novas oportunidades de edições de autores locais, com consultoria no processo de organização, paginação, edição, publicação e promoção de obras individuais e colectivas, e prestar apoio na edição de ebooks, de experiências comunitárias e instituições da economia social, assim como criar espaços de partilhas e conversas em torno da leitura e da importância da palavra, trazer e construir novos festivais do livro para o concelho”, explicam.

- PUB -

Das iniciativas que pretendem “desenvolver” ao longo do projecto fazem ainda parte as oficinas de capacitação, a presença em feiras e festivais e os projectos itinerantes e associados.

Destes últimos é exemplo o projecto “Conta(me)”, associado ao Mercado das Palavras, em parceria com o Família +, para apoiar pais e cuidadores na selecção da literatura a usar. Deverá arrancar ainda este mês.

Comunidade local marca presença na inauguração

Com programação repartida entre as 10h00 e as 12h30 desta sexta-feira e sábado, a inauguração conta com música ao vivo, a cargo de Matheus Paraízo, na sexta-feira, e de Júnior Wagner, no sábado. A iniciativa “Momentos com Histórias” decorre nos dois dias, com Patrícia Reis.

Liliana Laranjeiro, com o livro de poesia “Emoções”, Ana Paula Costa, autora dos livros “Florescer” e “Tempo de ser mulher”, Augusto Figueira com a biografia “Censurados”, e Joana de Carvalho, com o seu mais recente livro “Um beijo”, compõem a lista de autores convidados para a iniciativa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -