Manutenção global dos novos barcos eléctricos da Transtejo com novo contrato em Julho

Manutenção global dos novos barcos eléctricos da Transtejo com novo contrato em Julho

Manutenção global dos novos barcos eléctricos da Transtejo com novo contrato em Julho

Ministério informou que a Transtejo se encontra a regularizar as penalizações relativas a 2022 e 2023, em articulação com o IMT

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos do Seixal (CUTS) disse esta quinta-feira que o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) garantiu que será assinado em Julho um novo contrato de manutenção dos barcos eléctricos da Transtejo.

- PUB -

Num documento tornado hoje público sobre a reunião realizada entre a CUTS e o chefe de gabinete do ministério na terça-feira, a comissão adianta que o MIH adiantou que o contrato de manutenção dos barcos incluirá a presença de equipas técnicas em Portugal e penalizações contratuais sempre que os navios estejam inoperacionais por motivos técnicos, electrónicos ou de software.

Na mesma reunião, segundo a comissão, o ministério confirmou que a situação do Seixal é crítica e reconheceu a ausência de redundância na frota da Transtejo, indicando que a empresa opera “no fio da navalha” não apenas no Seixal, mas também noutras ligações como Cacilhas e Montijo.

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos do Seixal refere também que foi reconhecido que o projecto de electrificação da frota, iniciado em 2019, careceu de um planeamento técnico robusto e que investimento público de aproximadamente 100 milhões de euros, distribuído entre aquisição de navios, baterias, infra-estruturas de carregamento e electrificação de cais, foi descoordenado e insuficiente para garantir um serviço eficaz.

- PUB -

A CUTS reforçou no encontro que há uma degradação generalizada da confiança dos passageiros, o que tem conduzido a uma redução da procura e ao agravamento da sobrelotação noutras ofertas, como a Fertagus.

Relativamente à situação da frota, a comissão adianta que foi comunicado que esta prevista para prevê a chegada do 10º e último navio eléctrico e que o abate de navios a diesel será adiado para garantir redundância operacional.

Por outro lado, foi ainda indicado à comissão que está em curso o recrutamento de técnicos especializados nas áreas de Engenharia do Ambiente e Engenharia Electrotécnica, embora os processos sejam morosos e dificultados pela discrepância salarial entre o sector público e privado.

- PUB -

No que respeita às coimas contratuais, o Ministério informou que a Transtejo se encontra a regularizar as penalizações relativas a 2022 e 2023, em articulação com o IMT.

A CUTS alertou para a necessidade de preparar antecipadamente o sistema para as exigências do Outono/Inverno, período tradicionalmente mais instável, solicitando a criação de planos de contingência para evitar novo colapso na ligação Seixal-Lisboa.

A Transtejo Soflusa (TTSL) é a empresa responsável pela ligação fluvial entre o Seixal, Montijo, Cacilhas, Barreiro e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa.

Em 2024, a TTSL transportou na ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa um total de 1.040.043 passageiros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não