3 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
José Ornelas diz que os jovens têm de ser protagonistas da mudança

José Ornelas diz que os jovens têm de ser protagonistas da mudança

José Ornelas diz que os jovens têm de ser protagonistas da mudança

O bispo de Setúbal considera essencial promover “as iniciativas dos jovens” e a “sua capacidade de criar”, e pretende que a Diocese de Setúbal seja revitalizada com a presença da juventude nas comunidades

 

D. José Ornelas diz que “é fundamental criar espaços convidativos” para os jovens dentro da igreja. O bispo de Setúbal falava durante o encerramento da visita pastoral à Vigararia de Palmela/Sesimbra.

- PUB -

Na opinião do bispo, as comunidades “fazem esforços” para terem os jovens presentes, mas têm “poucas ofertas” para eles, disse à Agência ECCLESIA. A intensão da Diocese de Setúbal é “revitalizar” a presença da juventude nas comunidades, sendo o primeiro passo criar um “conselho de jovens na comunidade”, até se chegar a “um conselho de jovens diocesano”, frisou D. José Ornelas.

Segundo a ECCLESIA, o bispo de Setúbal considera essencial promover “as iniciativas dos jovens” e a “sua capacidade de criar”.

A catequese tem de levar “a caminhos” e “não apenas a uma lição de mais conceitos”, referiu o bispo que entende os jovens como tendo de ser “protagonistas da mudança” da Igreja e da comunidade onde vivem.

- PUB -

As novas tecnologias são – nas palavras de D. José Ornelas – essenciais “para a nova evangelização”, todavia “não substituem o fazer caminho juntos”.

Para a coordenadora do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Setúbal, Inês Baptista, a dinâmica do “biénio da juventude” neste território eclesial surgiu como uma consequência do Sínodo dos Bispos que teve como tema a juventude, em Outubro de 2018, no Vaticano.

A aplicação nas paróquias das conclusões sinodais é essencial para que os jovens tenham “mais espaço e protagonismo” nas comunidades. Os jovens “não são o futuro da Igreja, mas o presente”, sublinhou Inês Baptista.

- PUB -

O Departamento da Pastoral Juvenil de Setúbal promoveu este sábado um Festival Diocesano, durante o qual foi apresentado o hino para o biénio dedicado à juventude (2018-2020).

 

Neste ano de 2018/2019, depois da visita à Vigararia de Palmela-Sesimbra, seguem-se as vigararias de Caparica e Almada, ficando as restantes para o decorrer do próximo ano pastoral. A visita pastoral de D. José Ornelas à Paróquia da Charneca de Caparica vai até ao próximo domingo, e decorre no âmbito do biénio dedicado à Juventude na Diocese de Setúbal.

Nos programas das visitas pastorais, que vão ser acompanhadas pelo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, incluem-se encontros do Bispo diocesano com os grupos e movimentos juvenis das paróquias, vigílias de oração, workshops e formações, vigílias de oração e Eucaristia de envio e compromisso. D. José Ornelas terá, também, encontros com jovens nas escolas e em diferentes associações juvenis e colectividades.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -