Jornalismo, Liberdade e Democracia são os temas que pautam o número que comemora 169 anos do periódico
Esta quarta-feira, o jornal O SETUBALENSE chegou às bancas com uma edição comemorativa de quase 200 páginas, tornando-se o maior jornal disponível nas bancas portuguesas.
Ana Raposo partilhou observações sobre a recepção desta edição especial. A ardina destacou que, apesar de algumas críticas pontuais sobre o preço e o número de páginas, a adesão dos leitores foi forte. “Normalmente vendo 40 jornais pela manhã, e quase todos os clientes habituais compraram o jornal”. Ana Raposo notou que o aumento de 50 cêntimos, elevando o preço para 1,50 euros, não afectou significativamente as vendas.
A leitora Marta Dias Fidalgo realçou o papel do periódico na vida dos seus leitores. Recordou que o pai, José Manuel Duarte Dias, foi um fiel assinante do jornal, recebendo-o regularmente em sua casa, mesmo enfrentando desafios na entrega uma vez que residia em Cascais, no distrito de Lisboa.
A edição especial é a celebração dos 169 anos do jornal, que coincidem com o cinquentenário do 25 de Abril. Para marcar esta ocasião, o jornal convidou Rita Figueiras, professora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), para ser a directora deste número. Sob a sua liderança, professores universitários, investigadores e estudantes contribuíram com artigos, reportagens e ensaios.
Os alunos do curso de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal, publicaram treze artigos seleccionados do último número da Revista Perfil Local, editada pelo estabelecimento de ensino superior, assim como outros trabalhos realizados por docentes e estudantes em exclusivo para O SETUBALENSE.
O jornal contou com várias opiniões de setubalenses já conhecidos na região tais como Mário Moura, médico reformado que escreve assiduamente artigos de opinião para o periódico. O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que redigiu um artigo de opinião que reflecte sobre a relação da democracia com o jornalismo. Miguel Poiares Maduro, antigo ministro do Desenvolvimento Regional, agora apontado como futuro comissário para a Investigação, Inovação e Ciência no Parlamento Europeu, escreveu um texto sobre como o jornalismo é “fundamental à democracia”.
Disponível em todos os 13 concelhos do distrito de Setúbal, esta edição especial não só celebra a história do O SETUBALENSE, mas também reafirma o seu compromisso contínuo com a comunidade da região.