Ação teve como finalidade apoiar a construção de uma escola inclusiva em Nampula, Moçambique
O centro comercial Alegro Setúbal desenvolveu, durante a quadra natalícia do ano passado, uma ação solidária que envolveu milhares de participantes e teve impacto tanto a nível local como internacional.
A iniciativa, realizada em colaboração com a Sol Sem Fronteiras, teve como finalidade apoiar a construção de uma escola inclusiva em Nampula, Moçambique.
Ao longo do período festivo o centro criou a Fábrica dos Sonhos, um espaço dedicado à criatividade infantil, onde cerca de seis mil crianças participaram na construção e personalização de peluches. No final da atividade, cada participante pôde decidir entre ficar com o peluche ou oferecê-lo a idosos apoiados por instituições sociais, promovendo a partilha entre diferentes gerações.
Desta ação resultaram aproximadamente 300 peluches personalizados, que foram entregues a várias entidades de apoio social, incluindo a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, o Centro Paroquial de São Sebastião e outras instituições nacionais, como o Centro de Bem-Estar Social de Queluz e as associações Ativo em Casa e Anima Una.
Segundo Miguel Lopes, Territory Director do Alegro Setúbal, o balanço da iniciativa é muito positivo.
“O balanço que fazemos desta iniciativa solidária é extremamente positivo e reflete o compromisso contínuo do Alegro Setúbal em desenvolver iniciativas com impacto real e duradouro na sociedade. Desta ação resultaram cerca de 300 peluches personalizados, o que possibilitou levar conforto, afeto e proximidade a centenas de idosos, muitos deles em situação de maior isolamento. Um gesto simples, mas que transformou o Natal de muitos”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.
Já Inês Sousa, diretora executiva da Sol Sem Fronteiras, considera que a união faz a força. “A união entre o Alegro Setúbal e a Sol Sem Fronteiras mostra que quando organizações com missões diferentes se unem em torno de um compromisso partilhado, conseguem gerar mudanças reais”.
Em parceria com a Sol Sem Fronteiras, o Alegro Setúbal promoveu também a venda de postais solidários na Fábrica dos Sonhos, personalizados pelas crianças com mensagens dirigidas aos idosos. As verbas angariadas foram destinadas ao apoio à construção de um jardim de infância inclusivo em Nampula.
Com esta ação, o Alegro Setúbal reafirma a sua ligação à comunidade e a causas sociais, locais e globais, reforçando a promoção da igualdade de oportunidades e na criação de impacto social positivo.