O objectivo é melhorar a experiência do turista, usando o espaço do Quartel 11 Boutique Hotel como ecossistema de inovação e laboratório de ideias tecnológicas
O Hotel-Escola de Setúbal, a funcionar no antigo Quartel do 11, vai receber o projecto Futuro Labs Hotel. Trata-se de uma ideia acarinhada pela Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, a funcionar no mesmo espaço, e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, que visa promover a aceleração da inovação aplicável à hotelaria.
O objectivo é melhorar a experiência do turista, usando o espaço do Quartel 11 Boutique Hotel como ecossistema de inovação e laboratório de ideias tecnológicas. “O turismo é um produto emocional. O turista pode gostar de tudo numa cidade, mas se for mal atendido num hotel, a experiência pode tornar-se negativa”, diz Roberto Antunes, director executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo.
A premissa deste projecto “assenta no conhecimento do hóspede, na identificação e antecipação das suas necessidades e expectativas”, ao mesmo tempo o Future Labs Hotel pretende também “identificar lacunas tecnológicas, de forma a optimizar serviços e custos e promover a sustentabilidade do negócio”.
Maior enfoque para os pontos turísticos da região
Em termos operacionais, explicam os promotores do projecto, que “uma equipa da escola recolherá informação no terreno e o NEST identificará eventuais parceiros tecnológicos para desenvolver serviços e aplicações tecnológicas suportadas por dados, que permitam compreender os impactos reais da tecnologia no negócio da hotelaria, centrado na experiência do turista, numa abordagem caracterizada por fluidez e transparência, baseada nos valores da sustentabilidade”.
As áreas de actuação prevêem o Atendimento, Quartos, Cozinha e Área Envolvente, ligando o espaço do hotel aos pontos de interesse turístico da região, e constituindo uma alavanca de conhecimento do sector e uma oportunidade de treino de capacidades para quem, no futuro, irá trabalhar e liderar no setor do turismo.
O Future Labs Hotel é uma iniciativa que parte de um espaço hoteleiro real – para já o Hotel-Escola de Setúbal, mas com perspectivas de expansão para outras unidades -, para desenvolver serviços e aplicações tecnológicas suportadas por dados.
A apresentação pública contou com a presença de alunos, de representantes da Câmara Municipal de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal e da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, entre outras entidades.