Festival Internacional de Teatro de Setúbal tem uma exposição até a 18 de Setembro mas o balanço já é muito positivo
“Espectáculos muito concorridos”, alguns dos quais esgotados. Esta é a primeira conclusão no final a 26.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS), que terminou este sábado.
Para José Maria Dias, director-artístico do FITS e do Teatro Estúdio Fontenova, “tudo correu pelo melhor e os espectáculos foram belíssimos”, uma perspectiva que é também partilhada pelos artistas, nacionais e estrangeiros, e pelo público dos onze dias da Festa do Teatro.
“Todos os espectáculos estiveram muito concorridos, vários com lotação esgotada, e a nível de público subiu bastante [face ao ano passado]. Em relação às apresentações em si, eu penso que nenhuma delas descorou as expectativas, pelo contrário, algumas até superaram as expectativas”, revela em declarações a O SETUBALENSE.
Para o director-artístico, e em comparação com a edição de 2023, o evento “suplantou em todas as frentes” e isso nota-se pelas várias mensagens recebidas por parte dos actores em cena.
“Temos várias mensagens dos artistas e não há nenhum que não tenha dito que fi cou muito satisfeito e que foram muito bem recebidos, que o público foi muito espectacular com eles. Não houve ninguém que dissesse que correu mal ou que foram mal recebidos, tudo correu da melhor maneira”.
O bom funcionamento do FITS só foi possível graças a uma equipa coesa e responsável. O membro da organização diz-se muito “muito contente com o resultado da programação” e, apesar de a reunião conjunta só se realizar para a próxima semana, reconhece o esforço de todos os envolvidos.
“A equipa também já tem alguns anos disto, mesmo os mais recentes, e portanto isto já é uma máquina muito oleada e que sabe responder a todas as vicissitudes e, felizmente, tem corrido tudo bem”.
Já da parte dos visitantes foram recebidas “reacções muito positivas” nomeadamente sobre a programação que cumpriu com “espectáculos de muita diversidade – estética e de várias geografias”. “Isto dito por várias pessoas, se não fosse o festival não teriam oportunidade de ver estes espectáculos”.
A 26.ª edição do FITS realizou-se entre os dias 21 e 31 de Agosto mas não fi ca por aqui. Até 18 de Setembro o Fórum Luísa Todi acolhe a exposição “Mais branca que a neve pura”, que retracta o poema “Descalça vai para a fonte”, de Luís de Camões.
Vereador reitera apoio ao festival cultural
“Moço da Cola”, no Fórum Municipal Luísa Todi, foi o espectáculo que encerrou o FITS 2024. Pedro Pina, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, esteve presente e lembrou a importância do teatro para a “sanidade mental”, afirmando apoio da autarquia para apoiar o festival.
“Esta caminhada que já tem mais de duas décadas contará sempre com a nossa persistência, vontade e empenho. Nós não abdicamos de que a cultura e a arte, e neste caso o teatro, sejam a inspiração para mantermos a nossa sanidade mental”, lê-se em nota de Imprensa da autarquia setubalense.
Um “espaço de liberdade e de esperança num mundo e numa sociedade melhores” foram os desejos do autarca relativamente ao “o palco, os artistas e as artes”.