Alunos da Moita integraram comitiva de agrupamentos de todo o País
A Escola Técnica Profissional da Moita juntou-se na segunda quinzena deste mês a um grupo de professores e alunos de agrupamentos de escolas portuguesas, que representaram Portugal na Transforming Education Summit, um dos principais eventos da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
De acordo com a instituição de ensino do concelho moitense, a cimeira reuniu nesta iniciativa vários membros do Governo, entre os quais, João Costa, ministro da Educação. “A voz dos alunos é para ser ouvida. Da delegação ministerial portuguesa, entre outros, fez parte o aluno Martim Gonçalves, acompanhado pelo professor Pedro Pedroso”, informa o estabelecimento de ensino.
O encontro sobre Transformação da Educação incluiu o Dia da Mobilização, liderado pelos jovens participantes, que teve como meta principal “impulsionar o público em geral, os jovens, professores, sociedade civil e promover e apoiar a transformação na educação, a nível global”, tendo ainda sido possível aos participantes visitarem a Escola Internacional das Nações Unidas.
Nesta deslocação foi ainda possível participar no Dia das Soluções, uma data considerada “muito importante para o incentivo da promoção de iniciativas que contribuam para a acção, no âmbito do tema central”.
Os estados-membros foram ainda convidados a participar e a contribuir para as iniciativas realizadas no “Summit Thematic Action Tracks”, tendo a voz dos mais jovens sido apoiada pelas hashtags #LetMeLearn e #TransformingEducation, com a mensagem de que todos pretendem a igualdade na educação e escolas mais inclusivas e seguras.