Diogo Freitas e Carlos Gonçalves integram a comunidade escolar do agrupamento alcochetano
A equipa de dança robótica “CyberEmyazh”, constituída por dois elementos da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Alcochete, conquistou o segundo lugar do pódio na edição deste ano do festival nacional de apuramento para competição mundial dedicada à arte.
A prata, alcançada na competição de FreeBots, disputada no evento que se realizou online entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio, foi conseguida por Diogo Freitas e pelo professor Carlos Gonçalves, em conjunto com o aluno Tiago Belo e a docente Carla Santos, em representação do Sporting Clube de Alenquer.
A equipa, que contou com “a colaboração dos alunos Filipe Pepe, do agrupamento, Mário Amaro e José Figueiredo, do clube”, “concorreu com dois robôs em palco – ‘Fato Inteligente’ e ‘Arduino’ – que interagem entre si, criando movimentos comandados a partir de um fato inteligente com sensores de infravermelhos e leds”, explicou a Câmara Municipal de Alcochete em comunicado.
“A equipa aplicou os robôs na área do divertimento (dança) mas as aplicações estendem-se desde a medicina à indústria”. A competição FreeBots, uma das sete disputadas pelas equipas seniores, “pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento a apresentar os seus resultados, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública”, que “abrange robôs físicos, móveis ou não, terrestres, aquáticos ou aéreos”.
O Festival Nacional de Robótica, organizado “pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Edu.tech e Sociedade Portuguesa de Robótica”, é uma iniciativa que se realiza anualmente, sempre em diferentes cidades. “É no festival que se efectua o apuramento das equipas portuguesas para o RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada País”.