26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Director pedagógico da Escola Técnica Profissional da Moita participou em Jornadas na Gulbenkian

Director pedagógico da Escola Técnica Profissional da Moita participou em Jornadas na Gulbenkian

Director pedagógico da Escola Técnica Profissional da Moita participou em Jornadas na Gulbenkian

Encontro em Lisboa reflectiu sobre Modelo Pedagógico no Horizonte 2030

 

Guilherme Rocha, director pedagógico da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM), participou recentemente, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, nas Jornadas Pedagógicas Nacionais, este ano dedicadas ao Modelo Pedagógico no Horizonte 2030. O responsável participou na sessão sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular e sobre a Escola Inclusiva, num evento realizado com a colaboração dos alunos daquele estabelecimento de ensino da área de Organização de Eventos.

- PUB -

Promovida pela Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), a iniciativa contou na sessão de abertura com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, do administrador daquela Fundação, Guilherme Oliveira Martins, e do presidente da ANESPO, José Luís Presa.

O Modelo Pedagógico no Horizonte 2030 foi o tema que esteve em destaque nestas jornadas, trinta anos depois da criação da associação e após uma pandemia que “dificultou os encontros, mas que promoveu vários desafios e reflexões”. Temas que analisaram o que foi feito e que apontam para uma perspectiva futura, em busca do desenvolvimento de projectos colaborativos e da valorização do ensino profissional.

Na altura, foi ainda abordado o desafio sobre a educação inclusiva, destacando-se o papel das jornadas em “convocar as escolas para se conseguir projectar [o] bem-estar [junto] dos alunos e [dos próprios estabelecimentos]”, bem como o facto das escolas profissionais estarem posicionadas na linha da frente para a inclusão.

- PUB -

Durante a iniciativa, os cerca de 300 participantes, presenciais e online, ficaram a saber que “o ensino profissional foi também bastante prejudicado com a pandemia e, ainda assim, num trabalho articulado com a ANESPO, trabalhou-se muito na mitigação destes efeitos”, afirmou João Costa, que louvou a capacidade de reinvenção das escolas para implementar estratégias de recuperação.

Uma mesa redonda sobre a educação e formação profissional, várias sessões temáticas que reflectiram temas como a escola e a pandemia, a autonomia e flexibilidade curricular, a educação inclusiva e a importância do Sistema de Qualidade EQAVET integraram o programa das jornadas deste ano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -