Alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal, construíram um livro em prol da igualdade de género
“Podes ser o que quiseres” é o título do livro construído por cerca de 90 crianças do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal, com vista à promoção da igualdade entre todos.
A construção literária aconteceu ao longo de três sessões da responsabilidade da equipa técnica da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, da Câmara Municipal de Setúbal, e envolveu as “crianças de cinco turmas do 4.º ano das EB1 do Viso e Casal das Figueiras”, explica a autarquia em comunicado.
O livro “Todos fazemos tudo”, da autora Madalena Matoso, foi o ponto de partida para a composição do recurso pedagógico, que incluiu 87 desenhos, que ficou disponível para utilização do agrupamento desde o passado sábado depois de uma sessão realizada na Biblioteca Municipal.
“O desafio consistia em promover a discussão, o respeito pelas ideias dos outros e das outras e também a reflexão sobre si próprio/a como competências fundamentais a praticar em contextos privilegiados de desenvolvimento humano, como são os casos do jardim de infância ou dos diferentes níveis de escolaridade”.
O projecto, entre o agrupamento de escolas e o município, teve como objectivo “pensar e desenvolver uma intervenção nas escolas através de acções de sensibilização, informação e reflexão sobre o género e a cidadania é uma mais-valia”. A autarquia considera que é função da escola a “consciencialização dos seus direitos, deveres e responsabilidades”.