Equipamento tem agora disponível um storyboard didáctico, inspirado na técnica utilizada pelo cineasta Lauro António
A Casa das Imagens Lauro António tem agora desafios à disposição das crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos, “com o objectivo de tornar as visitas uma experiência divertida, duradoura e com significado”.
As actividades estão disponíveis num storyboard didáctico, “técnica que começou por ser utlizada por Walt Disney e consiste num cartaz em que o realizador conta uma história aos quadradinhos com as cenas que pretende gravar, antecipando o que se vê na película”.
O Storyboard Kids – Casa das Imagens, composto por 12 desafios, é inspirado “num storyboard real utilizado pelo cineasta e crítico de cinema na realização dos seus filmes, que pertence à colecção da Casa das Imagens e tem a mesma dimensão”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.
Apresentado ontem no Dia Inter nacional dos Museus, celebrado sob o tema “O poder dos Museus”, o lançamento do Storyboard Kids “contou com a presença de 22 alunos de uma turma do 3.º ano da Escola Básica de Montalvão-Laranjeiras, que ficaram a saber quem foi Lauro António e o que é a Casa das Imagens e um storyboard”.
O recurso de exploração didáctica pretende “fazer da visita ao equipamento uma experiência divertida e com significado, estando disponível para qualquer escola do primeiro e segundo ciclos ou para famílias com crianças naquele intervalo de idades”.
No decorrer das visitas, “as escolas e as famílias podem solicitar o Storyboard Kids, que é gratuito, e desenvolverem a actividade entre colegas ou entre pais e filhos ou avós e netos, para explorarem a colecção de uma forma divertida e adequada à idade”.
Além de imagens, os miúdos podem ir à descoberta de “desenhos sobre a fachada do edifício, sopas de letras e jogos de espelhos, com a colecção a colocar desafios à medida da idade”.
A Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, localizada no número 8 da Rua da Velha Alfândega, na Baixa de Setúbal, foi inaugurada em 8 de Maio de 2021. “É um equipamento cultural municipal que partilha com o público uma parte assinalável do arquivo pessoal do cineasta”.
O acervo, com perto de 50 mil peças doadas por Lauro António, está disponível em diferentes suportes, relacionados com a Sétima Arte. O equipamento “afirma-se como espaço de fruição do cinema e do audiovisual, nas suas múltiplas vertentes, com disponibilização gratuita e presencial de bibliografia temática e filmes”.