O concurso deu azo a recitais, conferências e aulas magistrais espalhadas por várias salas do concelho. Estiveram a concurso 80 obras de autores de 28 países, repartidos por quatro continentes
Está a decorrer, até 18 do corrente mês, o 1.º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal. Segundo uma nota divulgada pela Câmara do Seixal, promotora do concurso, compositores “emergentes e alguns dos mais consagrados guitarristas e compositores da atualidade” juntaram-se para criarem algo de único, ou seja, “um concurso de dimensão internacional, inédito” no nosso país. “Inovador e ambicioso, tem todos os ingredientes para se afirmar como uma referência no nosso país, logo na primeira edição”, sublinha a autarquia.
Estiveram a concurso 80 obras de autores de 28 países, repartidos por quatro continentes. Amanhã, Dia Mundial da Música, a partir das 21h00, no Auditório Municipal, serão conhecidos os laureados e proceder-se-á à cerimónia da entrega dos prémios, durante a qual se assistirá à interpretação musical e artística de Eduardo Fernández, Eduardo Isaac, Artur Caldeira e Marco Pereira.
O certame contemplou também recitais, conferências e classes magistrais. Entretanto, os amantes da música ainda podem desfrutar dos recitais de Artur Caldeira, na próxima sexta-feira, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara, e de Marco Pereira (Brasil), no dia seguinte, no Auditório Municipal. Ou da conferência da Artur Caldeira, no dia 18, pela 19h00, subordinada à “Obra de Leo Brouwer”, no Auditório dos Serviços Centrais da autarquia, pelas 19h00, ou ainda de uma classe magistral protagonizada por Marco Pereira, no mesmo local.
Por José Augusto