Ceia da Silva vem ao terreno ver boas práticas de segurança no sector turístico

Ceia da Silva vem ao terreno ver boas práticas de segurança no sector turístico

Ceia da Silva vem ao terreno ver boas práticas de segurança no sector turístico

Comporta. Direitos reservados.

O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, visita, durante esta quarta-feira, algumas das unidades hoteleiras e empresas da região que já receberam o “Certificado de Compromisso para um Destino Seguro & Sustentável”.

Trata-se de uma acção de acompanhamento e sensibilização no terreno, que marca o arranque de um conjunto de iniciativas pedagógicas da Turismo do Alentejo junto dos empresários do sector., no âmbito do referido projecto de certificação.

- PUB -

Durante a visita, Ceia da Silva terá a companhia do “técnico responsável pelo projecto e pela equipa de especialistas em saúde pública da Biosphere, parceiro no desenvolvimento da iniciativa”, revelou a ERT em comunicado, adiantando que o objectivo destas acções “é acompanhar as boas práticas que foram implementadas pelos empresários já certificados”. Práticas que, de acordo com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, “assentam nos princípios de sustentabilidade sanitária da empresa e na salvaguarda da saúde e bem-estar dos colaboradores, clientes, fornecedores ou comunidades locais”.

Actualmente, o projecto já conta “com cerca de meia centena de aderentes” e “surge em linha de continuidade com o processo de certificação Biosphere do destino que a Turismo do Alentejo/Ribatejo tem vindo a implementar no território”, o qual, acrescenta a ERT, “assenta nos pilares da sustentabilidade ambiental, económica, sócio-cultural e sanitária”.

“O último pilar apresenta particular importância numa fase em que, face à crise pandémica, os turistas e visitantes no momento da escolha dos destinos vão dar primazia à fruição de locais que garantam a segurança sanitária”, lembra Ceia da Silva, citado no mesmo comunicado.

- PUB -

Ainda segundo a ERT do Alentejo/Ribatejo, o projecto de certificação “Destino Seguro & Sustentável” é “dirigido de forma gratuita e voluntária a todos os ‘players’ do sector”, como “agentes da restauração, alojamento, animação turística, postos de turismo e património imaterial”, e tem vindo a ser desenvolvido “através de webinar de esclarecimento e disponibilização de guias de requisitos”. Conta também com “ uma equipa especializada de apoio ao empresário”.

As acções podem ser acompanhadas em directo, esta quarta e quinta-feira, em https://www.facebook.com/visitalentejo/live ou https://www.facebook.com/visitalentejo/ e as informações sobre a aplicação de medidas sanitárias podem ser consultadas na plataforma “Destino Seguro & Sustentável” em  https://www.destinocertificado.pt/.

 

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -