Exposição assinala Dia Mundial das Artes, celebrado dia 15 do presente mês, e insere- -se nas comemorações do 25 de Abril
A galeria de exposições da Biblioteca de Azeitão acolhe até 21 de Maio a mostra colectiva de artes plásticas “Criar em liberdade”. Organizada pela Junta de Freguesia azeitonense e associações culturais locais, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a exposição pretende comemorar o Dia Mundial das Artes, celebrado no próximo dia 15, integrando igualmente o programa das comemorações do 25 de Abril.
“Esta inauguração marca o arranque destas celebrações em Azeitão, ainda que no dia 23 tenhamos uma visita guiada à exposição, a começar pelas 15 horas, com alguns dos artistas a apresentar as suas obras na primeira pessoa”, explicou Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, na tarde de sábado.
Participam na exposição, aberta ao público desde o passado dia 2, duas dezenas e meia de artistas, provenientes de Setúbal, Azeitão e Quinta do Anjo (Palmela) e outros ligados a projectos culturais desenvolvidos na região, que apresentam trabalhos, com tema livre, em pintura, escultura, desenho, aguarela, fotografia, cerâmica, técnicas de vidro e instalação, entre outras técnicas.
Nas palavras de Francisco Palma, vogal da Junta de Freguesia de Azeitão com o pelouro da Cultura, Desenvolvimento Turístico e Lazer, “a exposição pretende dar continuidade a um projecto realizado habitualmente por ocasião do Dia da Mulher, com a intenção de o orientar para um tema livre, com uma maior liberdade, podendo envolver todos e quaisquer temas”.
“Em simultâneo pretende focar dois momentos, uma comemoração das artes visuais em todo o mundo e o 25 de Abril, que também contribuiu bastante para a liberdade de expressão e de criação”, acrescentou.
Foram, neste sentido, convidados “todos os artistas que participaram na última exposição sobre a mulher” e a dinamização da iniciativa contou com o apoio das “associações culturais existentes em Azeitão com representação nas artes visuais, a Universidade Sénior de Azeitão e o Colectivo de Valorização Artística”.
Valorização As bibliotecas enquanto espaços polivalentes
Presente esteve também Carla Guerreiro, vice-presidente e responsável pelo departamento da Educação e Bibliotecas da Câmara Municipal de Setúbal, que centrou a sua intervenção na valorização do papel que uma biblioteca tem, e pode ter, no sítio onde se insere.
“A biblioteca é um espaço de todos, criado por necessidade. Não existia em Azeitão um espaço deste tipo e faz todo o sentido. Precisamos de continuar a alimentar este espaço e a ter sempre iniciativa de trazer obras de quem é de cá, mas também de fora”, referiu.
“As bibliotecas hoje são muito mais do que em tempos foram. São espaços de cultura e fruição e este tipo de actividades também faz parte do seu presente, tanto em Azeitão como em Setúbal e noutros pólos que ainda queremos dinamizar mais”, adiantou, elogiando o nome dado à exposição e a ligação às duas datas que a mesma comemora, uma vez que “criação é liberdade”.