Durante 27 dias as apresentações artísticas e os workshops ganham lugar na agenda cultural do concelho
É a 27 de Março que se celebra o Dia Mundial do Teatro mas, no decorrer do próximo mês, está preparado um programa cultural – com foco nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos – em vários locais da cidade sadina com dezenas de criações artísticas a juntarem-se a momentos de formação.
Já na sexta-feira, pelas 21h30 no espaço A Gráfica, apresenta-se a peça “Limites”, pelo Teatro dos Aloés, uma produção que “aborda as diferentes realidades da educação em Portugal e na Roménia”, como explica a nota da autarquia sadina. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva prévia.
O emblemático actor português Ruy de Carvalho sobe ao palco, na noite de 7 de Março no Fórum Municipal Luísa Todi, com o espectáculo “Ruy, a história devida” onde a plateia poderá conhecer detalhes da carreira do artista, em evento que tem entradas pelo valor de 20 euros.
“Trair e coçar, é só começar” é uma peça que traz à cidade setubalense José Raposo, Rui Unas, Carlos Areias e Sara Barradas, no Fórum Municipal Luísa Todi nos dias 14, 15 e 16 de Março (21 horas) e 17 (16 horas). Este tem também bilhetes à venda que oscilam entre os 20 euros (balcão e 2.ª plateia) e os 22,5 euros (1.ª plateia).
Também as companhias teatrais da cidade vão protagonizar vários momentos culturais, nomeadamente o Teatro Animação de Setúbal, com a peça de August Strindberg, “Menina Júlia”, que tem apresentações agendadas para os dias 21, 22, 23 e 27 (21h30) e 24 (16 horas e 21h30) no espaço A Gráfica. Outro dos momentos, desta vez pelo Teatro Estúdio Fontenova, percorre as escolas do concelho com “Os Barrigas e os Magriços” a dia 6 (10h30 e 15 horas) e a performance “Tis Skepis”, de Tiago Bôto & Wagner Borges a 6, 7, 19 e 20 do mesmo mês.
O programa de actividades, que pode ser consultado na íntegra no site da Câmara Municipal de Setúbal, termina a 27 de Março no fórum municipal, pelas 21 horas, com “Aldebarã”, da Plataforma de Criação Artística Inclusiva (Terra Amarela), onde a arte incide sobre momentos da mitologia grega.
Workshops são aposta ao longo de todo o mês
Para além dos espectáculos teatrais também os workshops, que incidem sobre várias temáticas do meio artístico, têm espaço ao longo do mês. De acordo com a câmara municipal a oferta é dirigida “ao público em geral e também aos profissionais e estudantes”.
Assim, e já no dia 5, tem lugar na Casa da Cultura a formação “Deficiência e Gestão Cultural”, orientada por Maria Vlachou, da Acesso Cultura, em parceria com o Teatro Estúdio Fontenova, decorrendo em dois horários: das 10 às 13 horas, e, das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas no endereço teatroestudiofontenova@gmail.com e têm um custo de 15 euros.
Olavo Nóbrega será responsável pela oficina para desenvolver conhecimentos e técnicas de expressão dramática, dinamizado pela Água Ardente Produções Teatrais, nos dias 12 e 15 das 19 às 21 horas, com inscrições por 20 euros através do e-mail a.ardente@gmail.com.
Entre outras formações destacam- -se ainda o workshop de teatro de improviso, conduzido por Mário Bomba, no rooftop do fórum municipal nos dias 18 e 22, entre as 18 e as 21 horas, também com o custo de 20 euros, e ainda, um “Workshop Imersivo de Teatro”, indicado para maiores de 16 anos e dinamizado pelo Teatro Cais 21, a 17 de Março entre as 14 e as 18 horas. Mais uma vez, as inscrições têm um valor de 15 euros e podem ser feitas através do correio electrónico teatrocais21@gmail.com.