Arrábida como Reserva da Biosfera e outros destaques marcam ano da AMRS

Arrábida como Reserva da Biosfera e outros destaques marcam ano da AMRS

Arrábida como Reserva da Biosfera e outros destaques marcam ano da AMRS

Associação apresenta balanço positivo e destaca fortalecimento de projetos estratégicos

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) faz um balanço positivo de 2025, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural e educativo da região. Neste ano, a instituição deu continuidade ao Plano Estratégico da Região de Setúbal, que integra a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral, “definindo diretrizes” para os próximos anos e “consolidando projetos estratégicos” que envolvem todos os municípios associados.

- PUB -

Entre os destaques de 2025, a AMRS destaca o Reconhecimento da Arrábida como Reserva da Biosfera da UNESCO, a 13.ª em Portugal, resultado de um processo coordenado pela AMRS em parceria com os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal e o ICNF. No entender da associação, esta distinção “reforça” a cooperação entre autarquias, instituições e cidadãos e representa uma “oportunidade única para promover, proteger e desenvolver de forma sustentável” este território, afirmando o “equilíbrio” entre natureza, cultura e desenvolvimento regional.

Num comunicado de balanço deste ano, a AMRS sublinha que no âmbito do património impulsionou a Rede de Património Cultural Visitável da Região de Setúbal, iniciativa do Fórum InterMuseus do Distrito de Setúbal (FIDS), em parceria com os municípios associados e o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS). Este projeto propõe rotas temáticas que exploram a riqueza patrimonial da paisagem, das tradições e do quotidiano das comunidades, “fortalecendo” a identidade regional e “aproximando” cidadãos e territórios.

Neste ano a AMRS também marcou presença no Encontro de Casas da Província de Santa Maria da Arrábida 2025, dando origem ao projeto Rede de Investigação dos Conventos Arrábidos (RICA), que reúne investigadores, academias, tutelas e outras entidades dedicadas ao estudo e à salvaguarda do património material e imaterial da antiga província franciscana.

- PUB -

Já no setor do turismo, a associação promoveu o 1.º Encontro de Agentes de Turismo da Região de Setúbal, que reuniu cerca de uma centena de agentes e mais de trezentas pessoas ligadas ao setor. Segundo a AMRS, este evento proporcionou “partilha de experiências, criação de sinergias e valorização da oferta turística regional”.

De acordo com a AMRS, em 2025 foi ainda “reforçado” o papel da associação como “instituição de referência”, mantendo a “capacidade de refletir, colaborar e construir soluções regionais que valorizem o território e fortaleçam as comunidades”. Nesse sentido, para a associação, o balanço do ano evidencia um “compromisso contínuo” com um desenvolvimento sustentável, cultural, educativo e social, garantindo uma região de Setúbal “cada vez mais dinâmica e com melhor qualidade de vida” para todos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não