26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
APPACDM de Setúbal promove encontro sobre inclusão na escolas

APPACDM de Setúbal promove encontro sobre inclusão na escolas

APPACDM de Setúbal promove encontro sobre inclusão na escolas

Iniciativa decorre entre as 08h30 e as 17h00 no Auditório da Escola Lima de Freitas. Entrada é gratuita

 

O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal dinamiza este sábado um encontro dedicado à inclusão nas escolas, a acontecer entre as 08h30 e as 17h00 no auditório da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas.

- PUB -

No “Inclusão a Torto e a Direito – os Actuais Desafios da Escola para Todos”, organizado com o apoio do Centro de Formação Ordem de Sant’Iago, vão ser reflectidos “temas relacionados com a inclusão e com a escola, numa atmosfera inclusiva, cuidada e pensada para que todos, independentemente das suas circunstâncias, possam estar e participar”.

Trata-se de “uma acção gratuita e acreditada para professores”, que arranca às 09 horas com a sessão de abertura, na qual vai intervir Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara de Setúbal, José Maria Salazar, presidente da APPACDM de Setúbal, Helena Albuquerque, presidente da Humanitas, e Andreia Baleca e Gonçalo Martins, coordenadores do CRI.

Em seguida, entre as 09h30 e as 10h30, é tempo de David Rodrigues, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, e Andreia Baleca entrarem em acção, com o primeiro painel a ter como tema “O Papel dos Centros de Recursos para a Inclusão”.

- PUB -

O período da manhã inclui ainda o painel “Sei identificar Saturno, mas Não Sei Escovar os Meus Dentes Sozinho” – A Funcionalidade Também se Aprende na Escola. Entre as 11h15 e as 12h30 vai intervir Sofia Santos, da Faculdade de Motricidade Humana, assim como Miguel Atalaia, membro da delegação de Leiria do Centro de Apoio à Vida Independente.

Para a parte da tarde está prevista a acção “Partilhar para Inspirar – Boas Práticas e Projectos Inclusivos”, entre as 14 e as 15 horas, na qual participa João Canossa, director técnico de reabilitação da ARCIL, Sandra Leal, psicóloga e CRI da APPACDM de Lisboa, e Carla Lopes, professora no Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão.

A iniciativa prevê ainda uma mesa redonda, que acontece entre as 15h30 e as 16h30 e conta com o contributo de quatro encarregados de educação, nomeadamente Dídia Lourenço, Rita Ramos, Paulo Anacleto e Paula Pinto. O encontro termina com a actuação do BomboSapians, grupo de jovens do projecto SEM (IN)Diferenças da APPACDM de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -