Comemorações do Dia Mundial do Enoturismo vão ter várias atividades organizadas pela Rota dos Vinhos da Península de Setúbal
A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar o Dia Mundial do Enoturismo com um programa que, ao longo de todo o mês de novembro, vai abrir portas de várias adegas da região com atividades que vão dar a conhecer cada uma delas.
Vai ser possível acompanhar de perto o processo de produção e a história de várias culturas já a partir do próximo sábado, na José Maria da Fonseca (11h30), no domingo na Bacalhôa – Vinhos de Portugal (11h30), a 15 de novembro na Filipe Palhoça Vinhos (10h30), na Adega de Palmela (16 horas), a 16 na Casa Ermelinda Freitas (10h30), e às 16h30, na Herdade da Comporta. No dia 22 de novembro abrem-se as portas da Venâncio da Costa Lima (10h30), a 29 as da Quinta de Catralvos (11 horas), e também às 11 e 15 horas, na Herdade Canal Caveira.
Todas elas incluem provas de vinhos, pelo custo de 6,50 euros por pessoa e a oferta de uma garrafa de vinho.
Além de tudo isto há programas temáticos que se vão estender ao longo de todo este mês, segundo revela a nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Programas para toda a família
O “S. Martinho n’Adega”, na Venâncio da Costa Lima, na Quinta do Anjo, começa pelas 16 horas deste sábado. Os visitantes podem conhecer as caves da adega e, no final, há uma degustação de produtos regionais com caldo verde, chouriço assado, queijos, torresmos, castanhas e doces tradicionais, acompanhados por água-pé e Moscatel de Setúbal. O programa tem o valor de 38 euros por adulto e 19 euros por criança, com sessões para grupos entre 4 e 7 de novembro.
Entre domingo e segunda-feira traz animação a várias adegas. Em Azeitão, a Quinta de Catralvos organiza o “Magusto na Quinta de Catralvos”, entre as 12 e as 19 horas de domingo, com entrada livre, vinhos e petiscos. No mesmo dia, a Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, promove o “São Martinho Solidário”, um arraial com música, visita à adega e degustação de sopa de feijão, bifanas e farturas, acompanhadas pelo Rosé 11%. Parte da receita reverte para a compra de uma ambulância para os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura.
Ainda a 9 de novembro, a Herdade da Comporta realiza o “Comporta Open Day”, com visitas guiadas gratuitas às 15 e 17 horas (em inglês e português, respetivamente), oferecendo um voucher de desconto de 10% na loja. Às 16 horas, a Adega de Palmela dinamiza o “Magusto na Adega”, que inclui visita guiada, espetáculo de fado e prova do primeiro vinho da colheita 2025 e vinho abafado, acompanhados por castanhas e iguarias regionais.
Entre 9 e 11 de novembro, a Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, celebra o “São Martinho na Casa Museu”, com visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de produtos regionais. As crianças recebem um kit com lápis e desenhos e os adultos um “Kit São Martinho”, com castanhas e uma garrafa de vinho tinto. O bilhete tem o custo de 27 euros por adulto, 8 por criança e 63 por família, com 10% de desconto nas compras na loja.
No próprio Dia de São Martinho, 11 de novembro, entre as 14 e as 18 horas, a ASL Tomé, em Pinhal Novo, realiza o evento “Vai à Adega e Prova o Vinho”, com prova gratuita de vinho novo e venda de Água-Pé e petiscos tradicionais, sem necessidade de reserva.
De 21 a 23 de novembro, Palmela acolhe o Festival do Moscatel, no Largo e Capela de São João, com mercado de produtores, provas comentadas, showcookings e vendas de vinhos. A entrada é livre, e as provas estão disponíveis mediante a compra do copo oficial do festival.
Na manhã de 29 de novembro o “By Road – Rota das Vinhas do Pó” propõe um circuito com visitas às adegas Filipe Palhoça Vinhos, Fernão Pó e Casa Ermelinda Freitas, com provas, degustações e almoço típico, por 50 euros por adulto e 22 por criança. À noite, a Casa Filipe Palhoça Vinhos, em Poceirão, apresenta o “Fado na Adega”, com um jantar temático que vai contar com uma atuação de Maria do Céu Freitas, Vítor Pereira e Custódio Magalhães. O menu inclui pratos regionais harmonizados com espumante, vinhos da casa e Moscatel de Setúbal, por 55 euros por pessoa.
A par de todas estas atividades, e com possibilidade de ser visitado durante todo o mês de novembro, vai estar o “Jardins de Vinhas”, naquele que é o primeiro percurso pedestre enoturístico da Península de Setúbal, localizado em Fernando Pó. O percurso circular de 11,5 quilómetros permite um passeio entre vinhas com identificação das castas da região e visitas às adegas locais mediante reserva prévia.