Iniciativa promovida no âmbito do programa cívico de cidadania activa Nosso Bairro, Nossa Cidade está marcada para 24 de Fevereiro
Enquadrada numa iniciativa promovida no âmbito do programa cívico de cidadania activa Nosso Bairro, Nossa Cidade, está marcada para a manhã de 24 de Fevereiro, no Forte da Bela Vista, uma aula aberta com a dinamização de várias actividades físicas.
Dinamizada por Aline Martinho, moradora naquele bairro setubalense, a actividade com cerca de uma hora e meia, de participação gratuita e aberta a toda a população, está agendada a partir das 10h00, no pátio 10, junto do Espaço Renascer do Forte da Bela Vista.
Proveniente de uma proposta lançada no 6.º encontro de moradores do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, a realização da aula aberta de actividade física tem como objectivo a “promoção de hábitos de vida saudáveis e estimular a prática desportiva regular de crianças e adultos”.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que o Nosso Bairro, Nossa Cidade envolve moradores, serviços municipais e perto de trinta entidades sediadas no território, sendo que esta área engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.
Este programa estabelece que as “acções a realizar” devem ser protagonizadas pelos moradores, tendo como meta gerar a “participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito”, com o objectivo de “promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento colectivo”.
Organizadas em grupos, as pessoas participam nas decisões e também nas tarefas “inerentes à execução das acções”, numa lógica de “formação de lideranças e de mobilização popular”, esclarece o município.