10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Barreirenses preocupados com condições de acesso à saúde

Barreirenses preocupados com condições de acesso à saúde

Barreirenses preocupados com condições de acesso à saúde

Sandra Pereira esteve na Quinta da Lomba para falar com a população sobre o “direito à saúde”. Pimenta Lopes visitou Setúbal e Pinhal Novo

 

A saúde é de facto um problema grande. Nós hoje [ontem] quando começámos o contacto com a população, uma das questões que as pessoas levantavam era não só o aumento do custo de vida, mas também a falta de resposta do Serviço Nacional de Saúde para aquilo que são alguns problemas de saúde que as pessoas vão tendo”.

As palavras de Sandra Pereira, eurodeputada eleita do Partido Comunista Português (PCP), resumiam assim as queixas ouvidas, logo após a tribuna pública realizada na tarde de ontem na Quinta da Lomba, no Barreiro, e subordinada ao tema “Direito à Saúde”.

Falou-se da falta de condições do Centro de Saúde da Quinta da Lomba, da construção do novo Centro de Saúde do Alto do Seixalinho e do fecho de valências no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.

Todos estes foram temas que as cerca de três dezenas de pessoas presentes partilharam com a eurodeputada, durante a acção realizada no âmbito das “Jornadas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu” pelo Distrito de Setúbal, iniciativa que conta também com a participação do eurodeputado comunista João Pimenta Lopes.

“A saúde é uma competência nacional e aquilo que nós temos muitas vezes na nossa intervenção lá [no Parlamento Europeu] também é para, de certa maneira, rejeitar aquilo que são as imposições orçamentais das instituições europeias a um mecanismo que semestralmente emite recomendações aos países. Portugal é muitas vezes referido pelo corte na despesa primária, que é exactamente o corte na saúde e na educação”, explicou Sandra Pereira, em declarações a O SETUBALENSE, sobre o trabalho desenvolvido pelos comunistas a nível europeu

Eurodeputados cumprem itinerário rigoroso

Ambos chegaram ao Distrito de Setúbal na segunda-feira e vão por cá continuar até amanhã, para darem cumprimento às “Jornadas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu”.

No primeiro dia da iniciativa João Pimenta Lopes marcou presença em vários locais dos concelhos de Palmela e Setúbal, onde contactou com trabalhadores, terminando o dia com uma tribuna pública.

Já Sandra Pereira andou pelo Montijo e por Alcochete onde almoçou com reformados e promoveu uma sessão pública sobre o novo aeroporto. O contacto com a população continuou ontem no Pinhal Novo e na Quinta do Anjo, com o eurodeputado, e no Barreiro, com a eurodeputada.

No Pinhal Novo, junto ao Centro de Reformados que visitou, João Pimenta Lopes fez um balanço sobre os contactos mantidos e as críticas registadas por quem sofre na pele os efeitos da actual conjuntura económica.

“A questão do aumento do custo de vida esteve muito presente”, disse o eurodeputado, que já tinha passado pela Autoeuropa. Na fábrica de Palmela ouviu “aquilo que os trabalhadores sentem na empresa e que tem levado a vários processos reivindicativos, como o aumento da intensidade dos ritmos de trabalho”.

A empresa que se dedica ao fabrico de automóveis tem registado um “aumento de produção nos últimos anos, mas paradoxalmente num contexto de redução do quadro de pessoal em cerca de 600 trabalhadores”, frisou.

Além disso, adiantou João Pimenta Lopes, “não há o devido reconhecimento salarial pelo esforço físico muito significativo dos trabalhadores”. “Há 700 trabalhadores identificados com doenças profissionais que resultam dessa intensidade de ritmos de trabalho”, apontou.

Habitação põe “corda ao pescoço” das famílias

No contacto com os comerciantes e com a população, o aumento do custo de vida é tema que “marca e muito as conversas”. “As pessoas são obrigadas a fazer uma selecção do que compram, que antes não tinham de fazer”, afirmou o comunista.

O pequeno comércio é sector afectado e João Pimenta Lopes indica “as grandes dificuldades criadas pela concorrência das grandes superfícies, face aos parcos apoios dados às pequenas e médias empresas”.

A habitação foi outro dos pontos que o eurodeputado não deixou passar em claro. “Por aumento do crédito que resulta de políticas da União Europeia. O Banco Central Europeu já vai no 8.º aumento consecutivo e prevê vir ainda a aumentar mais as taxas de juro [no crédito à habitação], o que coloca milhares de famílias com a corda ao pescoço”, lamentou.

Para combater o actual cenário, juntou, o PCP defende “a valorização de salários e pensões, da produção nacional, para alavancar o pequeno comércio, o mercado interno”. Todavia, são necessárias ainda “outras medidas”, como “a regulação do mercado da habitação, do mercado da energia, colocando os lucros obscenos da banca a pagar os aumentos das taxas de juro ou tributando o que são lucros obscenos na energia, na grande distribuição, fixando preços máximos nos bens essenciais”, concluiu.

 

Périplo | Pimenta Lopes e Sandra Pereira com agenda cheia

As jornadas dos eurodeputados comunistas prosseguem esta quarta-feira, com João Pimenta Lopes e Sandra Pereira a desdobrarem-se em visitas pela região.

Hoje, João Pimenta Lopes desloca-se à Navigator, em Setúbal, segue depois rumo ao Mercado Municipal de Palmela, e volta a Setúbal para visitar a Sapec. Ainda na cidade sadina, realiza uma tribuna pública na Lisnave e participa num jantar com agricultores no Poceirão.

Já Sandra Pereira vai estar todo o dia em Almada, onde tem previsto realizar três tribunas públicas (Pragal, Almada e Charneca da Caparica). A eurodeputada vai ainda estar em contacto com trabalhadores e reformados naquele concelho.

Amanhã, João Pimenta Lopes estará por terras moitenses e Sandra Pereira regressará ao Barreiro, seguindo depois para Azeitão, antes de voltar à Baixa da Banheira. No último dia das jornadas, João Pimenta Lopes visitará os concelhos de Palmela, Sesimbra, Almada e Seixal, ao passo que Sandra Pereira percorrerá o concelho do Seixal. O dia de ambos termina nas Festas Populares do Seixal

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -