23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeMostra de Vinhos de Fernando Pó de 2023 entra para o cardápio...

Mostra de Vinhos de Fernando Pó de 2023 entra para o cardápio das “melhores edições de sempre”

Os milhares de visitantes contaram com mais oferta e “novidades de excelência no que toca aos vinhos brancos”

 

- PUB -

O paladar foi o sentido mais apurado na 26.ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó, que deu a provar a todos os visitantes, durante o último fim-de-semana, as melhores castas de uvas da aldeia vinhateira daquela região. Os três dias de festa, e de consumo de néctar vitivinícola, deram corpo a “uma das melhores edições de sempre” do projecto.

O “perfume” da confecção de leitão e de cozido à portuguesa fez-se notar, pelas 18h30, na abertura do recinto do festival, na Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, entidade organizadora do evento.

Bruno Pedroso, presidente da associação, confidenciava “uma grande expectativa” para a edição deste ano. Parecia adivinhar. Esta constituiu “uma das melhores edições de sempre” do festival vinícola.

- PUB -

“O espaço é limitado, tivemos de dizer não a vários apoiantes. Para o próximo ano temos de pensar em formas de aumentar o campo de acção da festa”, perspectivou. Bruno Pedroso revelou que “perto de cinco mil pessoas [no final foram contabilizadas 5 500]” entraram no espaço, destacando-se o sábado, que apesar de ser o dia forte do evento, “surpreendeu” pela afluência registada.

“Tivemos mais oferta, vinhos bons como sempre, nos vinhos brancos tivemos novidades de excelência. No fundo conseguimos criar muita diversidade e chamámos até à nossa festa público diferente, desde as crianças aos mais velhos todos estão entretidos, é muita actividade a decorrer ao mesmo tempo”, salientou, orgulhoso pelo trabalho realizado por todo o staff.

Já Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, referiu que o evento vem dar “dinâmica e manter viva” a aldeia vinhateira de Fernando Pó, num momento em que a própria autarquia tenta, através de apoios e turismo, “elevar a excelência e o patamar” daquele local.

- PUB -

“Se não houvesse os vinicultores, esta era uma festa como as outras, eles é que fazem a diferença. O município está sempre disponível para reforçar os apoios e fazer crescer esta mostra de vinhos”, disse o edil.

Animação em alta

Na sexta-feira, após os discursos de abertura, foi iniciada uma visita, animada pelo som da Bardoada Grupo do Pinhal Novo, aos mais de 20 stands presentes, nos quais se encontrava uma grande variedade de produtos, desde bolas de Berlim até à grande atracção do evento, o vinho.

De seguida foi feito um brinde ao sucesso da mostra e da produção vinícola de Fernando Pó. No mesmo dia ainda foi possível dar um pé de dança no baile da associação com Luís Rosa, que antecedeu o concerto de Toy.

O sábado arrancou com um curso de iniciação à prova de vinhos, pela manhã. E pelas 14h00 as portas do pavilhão voltaram a abrir-se para dar continuidade às festividades, recomeçadas com uma prova de vinhos comentada.

Ainda naquela tarde, ao som do Rancho Folclórico do Poceirão, foi realizado um showcooking, protagonizado pelos alunos de 11.º ano da Escola Técnica Profissional da Moita, que serviram uma diversidade de pratos “gourmet” e sobremesas de forma gratuita aos visitantes.

Até ao grande momento da entrega de prémios ainda foi possível ver a actuação da Escola de Dança Capricho Moitense, o concerto de jazz de Nazaré Silva e Francisco Neves, e participar de forma voluntária na Prova Cega Escolha do Público (ver caixa).

Seguiu-se mais um dia de festa com actuações protagonizadas pelos grupos Era Uma Vez Um Cante, de Vendas Novas, e Dança de Flamengo Maria Navarro. A música foi entregue a Artur Mendes que, ao saxofone, criou a sinfonia certa para se fazer brindes ao jardim de vinhas que circunda Fernando Pó. João Tendeiro e Ricardo Jorge fecharam a edição com um baile na sede da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó. Para o ano há mais.

Concurso Camolas e Filipe Palhoça triunfam e Fernão Pó foi o escolhido do público

Os prémios de melhor vinho foram entregues, pelas 20h30 de sábado, depois da avaliação do júri. A Adega Camolas venceu o prémio do melhor vinho tinto, seguida, respectivamente, da Casa Ermelinda de Freitas e da Adega de Fernão Pó.

Na categoria dos vinhos brancos, a Adega Filipe Palhoça levou a melhor, a Casa Ermelinda de Freitas repetiu um segundo lugar e o bronze ficou reservado para JB Vinhos LA.

No final da noite de domingo foi então anunciado o vinho tinto vencedor da Prova Cega Escolha do Público. A Adega de Fernão Pó encantou o paladar dos “não profissionais” e arrecadou o primeiro prémio (única premiação que estava definida atribuir pelo público).

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -