23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeSeixal marca presença no Pet Festival e dá a conhecer trabalho para...

Seixal marca presença no Pet Festival e dá a conhecer trabalho para o bem-estar animal

Em 2022, através do Centro de Recolha de Animais de Companhia do Seixal foram adoptados 126 animais sendo 85 cães e 41 gatos

- PUB -

O município do Seixal vai estar presente, com um stande, no Pet Festival onde tem programado divulgar o trabalho que se realiza no concelho em prol da protecção, saúde e bem-estar animal e, ao mesmo tempo, realçar a adopção responsável.

Este é um festival dedicado tanto às famílias como aos animais de companhia, que se realiza entre 27 e 29 de Janeiro nos pavilhões 2 e 3 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

Segundo o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, a autarquia “tem realizado um intenso trabalho na área do bem-estar animal, através do Centro de Recolha de Animais de Companhia do Seixal [CROACS] e de outros projectos que promovem a saúde, a protecção e adopção responsável de animais de estimação”.

- PUB -

No caso do CROACS, trata-se de um espaço de “alojamento provisório de animais, onde decorrem campanhas de vacinação antirrábica, de identificação electrónica e também sobre adopção responsável”, explica a autarquia em nota de Imprensa.

Refere ainda que estas instalações na Arrentela além de “receberem e tratarem animais abandonados ou entregues, promove a adopção por famílias”. “Em 2022, foram adoptados 126 animais sendo 85 cães e 41 gatos”.

Outra responsabilidade do CROACS é a implementação de metodologias CED – Capturar, Esterilizar, Devolver em gatos de rua. O objectivo é identificar uma colónia e, em seguida, os animais são capturados, esterilizados e depois devolvidos ao mesmo local. “No ano passado, no âmbito do programa CED foram realizadas 515 esterilizações e já estão a ser monitorizadas 63 colónias de gatos”, refere a autarquia.

- PUB -

Quanto a espaços existentes no concelho, foi instalado “o primeiro abrigo de gatos de rua em Amora, destinado a uma colónia que já está a ser monitorizada”. Existem ainda quatro parques caninos no concelho, um deles em Fernão Ferro, outro em Amora, também em Aldeia de Paio Pires e Corroios. Entretanto, “está em construção um outro na Torre da Marinha e já existe projecto para Santa Marta do Pinhal e Alto do Moinho”.

Recorda a autarquia que os donos e os seus animais de companhia “têm cada vez mais espaço no município, também com eventos que lhes são destinados, como é o caso da Festa do Bem-Estar Animal, que vai já em quatro edições.

Entretanto, avança a autarquia que “existe já um projecto para um novo CROACS com aumento de espaço e de serviços”. O equipamento irá situar-se em Pinhal de Frades, e conta com “um investimento de 1,5 milhões de euros, e terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adopção”.

No Pet Festival, que irá funcionar das 10h00 às 22h00 nos dias 27 e 28 de Janeiro, e das 10h00 às 20h00 no dia 29 de Janeiro, haverá espaço para exposição e concursos das várias espécies e raças de animais de companhia, espaço de interacção entre os animais da quinta e o público, um espaço pedagógico com a presença de associações de apoio e defesa animal, assim como um vasto programa de actividades.

Em cada edição anual do Pet Festival participam cerca de 160 expositores, três mil animais em exposição e uma média de 20 mil visitantes, dos quais 4 mil se fazem acompanhar pelos seus animais de estimação.

Este ano, pela primeira vez, irá realizar-se um evento de Grooming Solidário, a favor da Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental. Para participar, os groomers podem inscrever-se em petfestival.fil.pt.

Centro de Recolha lembra que não abate animais  

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS) está disponível para agendar visitas a quem quiser adoptar um amigo de quatro patas. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e as 14h00 às 17h00, através do contacto telefónico: 210 976 200 ou do email: [email protected]

Realça a Câmara Municipal que a adopção responsável “é essencial” para conseguir cumprir uma das políticas para salvar animais de companhia, uma vez que “há mais de 15 anos” que o município “não abate animais por sobrelotação”, uma decisão que precede a lei aprovada em 2016. Daí a necessidade de adopção.

Para efectivar este processo, quem quiser adoptar deverá ter mais de 18 anos, assinar um termo de responsabilidade de posse do animal e disponibilizar um documento de identificação. Ao adoptar um animal do CROACS, o município disponibiliza gratuitamente a identificação electrónica através da colocação de um microchip e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia. A isto junta-se o boletim sanitário, vacinação  antirrábica e esterilização.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -