24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeUtentes vão poder marcar consultas e exames no Hospital da Luz ao...

Utentes vão poder marcar consultas e exames no Hospital da Luz ao balcão de uma loja CTT

População vai ainda ter a oportunidade de falar com o médico no respectivo balcão através de uma vídeoconsulta

 

- PUB -

A marcação de consultas e exames, a serem realizados no Hospital da Luz, está agora à distância de uma loja CTT. Para tal, basta os utentes dirigirem-se a um balcão dos Correios de Portugal para procederem ao agendamento pretendido, com o processo a tornar-se assim mais fácil.

Trata-se de um “projecto inovador que está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria entre os CTT e o Hospital da Luz, que pretende garantir o acesso rápido, fácil e de proximidade a cuidados de saúde na Rede Hospital da Luz”.

Com uma unidade hospitalar instalada no concelho sadino, o Hospital da Luz explica em comunicado que, através da parceria, os utentes vão ainda ter oportunidade de “falar directamente com o médico [numa loja CTT] através de uma vídeoconsulta”.

- PUB -

“Assim, passarão a estar também disponíveis, em lojas CTT seleccionadas, vídeoconsultórios para realização de consultas programadas e consultas urgentes com um médico da Rede Hospital da Luz, nos quais está garantida a privacidade e o conforto dos doentes e a segurança do procedimento clínico”.

O projecto, “pensado para evitar custos da deslocação até ao hospital e para ultrapassar eventuais dificuldades de mobilidade e de iliteracia digital, sobretudo entre as populações mais idosas”, pretende igualmente “garantir maior facilidade nos contactos com os serviços do Hospital da Luz, aproveitando a capilaridade da rede de retalho CTT”.

Numa fase inicial, o serviço estará em funcionamento “nas lojas CTT de Alcobaça, Leiria e Viseu, estando previsto, de forma gradual, o seu alargamento a toda a rede CTT”.

- PUB -

Além disso, “todos os funcionários terão formação técnica para apoiar a ‘entrada’ de doentes e clientes no videoconsultório e o acesso digital à consulta com o médico da Rede Hospital da Luz”.

Isto tendo em conta que vão estar disponíveis “dois tipos de vídeoconsulta: a vídeoconsulta programada, para todas as especialidades médicas, e a vídeoconsulta urgente de Adultos e Pediatria, sem necessidade de marcação, destinada às situações de doença aguda sem necessidade de observação física”.

Os cuidados de saúde “são assegurados pelo corpo clínico do Hospital da Luz, sendo que a vídeoconsulta urgente será realizada por médicos que estão de serviço nos Atendimentos Urgentes da Rede Hospital da Luz, com a possibilidade de os clientes poderem ter acesso personalizado no hospital mais próximo, em caso de necessidade”.

O equipamento necessário para a implementação do vídeoconsultório “foi concebido e fabricado em Portugal a partir de um ecossistema de empresas nacionais, em que os CTT e o Hospital da Luz estão integrados e com quem colaboram em diversas parcerias”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -