5 Dezembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaOlímpico Alberto Chaíça dá nome à Pista Municipal de Atletismo da Sobreda

Olímpico Alberto Chaíça dá nome à Pista Municipal de Atletismo da Sobreda

Atleta do Monte de Caparica conseguiu nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o 8.º lugar o que lhe valeu o Diploma Olímpico

- PUB -

A Pista Municipal de Atletismo da Sobreda vai passar a designar-se por Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça, atleta olímpico do Monte de Caparica. A decisão foi tomada na última reunião câmara, 21 de Novembro, com os votos a favor da maioria PS e PSD que gere a autarquia, contra da CDU e abstenção do BE.

A iniciativa para a proposta apresentada pelo vereador Filipe Pacheco, responsável pelo pelouro do Desporto do município de Almada, partiu de um abaixo-assinado enviado à câmara e subscrito por vários nomes ligados ao desporto no concelho, nomeadamente ao atletismo.

Natural do Monte de Caparica, Almada, e a residir no concelho, Alberto Chaíça, 49 anos, destacou-se em pista em várias provas de atletismo, tendo atingido o seu ponto mais alto ao correr a distância da Maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Com o dorsal 2722, a 29 de Agosto, percorreu os 42,195 quilómetros em 2h14m17s, o que lhe valeu o 8.º lugar e o Diploma Olímpico.

- PUB -

O acesso ao Jogos Olímpicos de Atenas foi conseguido por Chaíça em 2003, depois de ter batido o recorde pessoal no Campeonato do Mundo em Paris com a marca na Maratona de 2h9m25s, classificando-se em 4.º lugar.

Com forte ligação ao movimento associativo desportivo do concelho de Almada, Alberto Chaíça dá nome a uma das provas do Trofeu Almada Atletismo “Mário Pinto Claro”, e é o padrinho da prova de atletismo São Silvestre deste ano.

O atleta olímpico esteve ligado a vários clubes do concelho, como o Sport Almada e Figueirinhas, o Grupo Desportivo e Cultural de Almada, Beira Mar Atlético Clube e Sport União e Caparica.

- PUB -

O nome de Alberto Chaíça está, partir de agora, associado a um complexo desportivo, pista e relvado, onde se praticam multidesportos e, na altura em que comemora 25 anos, vai receber um investimento da autarquia de 35 mil euros para reparação do piso de competição, requalificação do ginásio e colocação de adereços.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -