23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaPiscinas do Complexo Cidade dos Desportos reabriu depois de ataque da Legionella

Piscinas do Complexo Cidade dos Desportos reabriu depois de ataque da Legionella

Autarquia garante que as actividades vão ser retomadas em total segurança. As análises ao complexo são mensais 

- PUB -

A piscina do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, reabriu ontem, quarta-feira, ao público depois do resultado das últimas análises “comprovarem a ausência da bactéria Legionella”. As actividades vão assim ser “retomadas em total segurança”, garante a Câmara Municipal.

Na mesma nota de Imprensa, relembra que no passado 28 de Outubro, como “resultado da rotina mensal de recolha e teste de amostras de água para pesquisa da bactéria Legionella”, bem como de “todos os outros parâmetros relevantes para análise da qualidade da água”, o laboratório LPQ deu conta de que através do “parâmetro ‘Legionella pneumophila’ e ‘Legionella SPP’, foi verificado um resultado superior ao valor normal”. Isto na sequência do processo de recolha de amostras efectuado a 17 de Outubro e com o ensaio a ser concluído a 28 de Outubro.

Na altura, referia a autarquia que a bactéria tinha sido “detectada num chuveiro do balneário masculino afecto à piscina”, e logo às 07h30 “procedeu-se ao encerramento de todos os balneários e suspensão das actividades subaquáticas”. Ao mesmo tempo foi iniciado o procedimento para “desinfecção dos circuitos de água do balneário, tendo a temperatura da mesma sido subida para garantir 70 a 75ºC nos locais de consumo e 55ºC no retorno. De seguida, foi efectuado um tratamento químico de injecção de hipoclorito na entrada de água fria dos depósitos de águas quentes sanitárias”.

- PUB -

Segundo a Câmara de Almada, são efectuados “controlos regulares da presença desta bactéria através da recolha mensal de amostras de água”, assim como “medidas preventivas da mesma através de choque térmico mensal em todos os chuveiros existentes nos balneários afectos à piscina, ou seja, toda a rede de águas quentes sanitárias do edificado.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -