Vereador da Saúde reforçou ainda, em encontro realizado na Casa do Largo, a “prioridade de investimento nesta área”
A definição de estratégias por parte da Câmara de Setúbal, “em conjunto com as demais entidades locais”, que respondam “aos exigentes desafios que se colocam à saúde mental” foi defendida por Pedro Pina, vereador da Saúde, no encontro “Pela tua Saúde, temos de falar!”, no qual disse tratar-se de um passo “fundamental”.
Na iniciativa, “promovida pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades de Setúbal” na passada quarta-feira, a partir da Casa do Largo, o autarca frisou que é algo que deve ser criado “apesar da escassez de recursos”, assim como “reforçou a prioridade de investimento nesta área”.
Em comunicado, a autarquia explica que, além do vereador ter destacado “a importância de melhorar a capacidade de resposta a nível local às questões relacionadas com a saúde mental”, “a psicóloga Júlia Vinhas e a psiquiatra Miriam Garrido conduziram um exercício de desconstrução de mitos e estereótipos e deram a conhecer os recursos locais de resposta”.
No encontro, “dinamizado pela Clínica Mentes Inquietas, que assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental”, marcaram presença cerca de duas dezenas de pessoas, sendo que “uma das principais conclusões é que a saúde mental é muito mais que a ausência da doença”.
“Por isso é considerado fundamental a atenção aos pequenos sinais e a continuação da luta por mais e melhores condições e respostas nesta área”.