19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeStart Campus quer apoiar projectos comunitários em Sines e Santiago do Cacém

Start Campus quer apoiar projectos comunitários em Sines e Santiago do Cacém

Empresa lançou hoje a plataforma, com um financiamento de 100 mil euros

 

- PUB -

A empresa Start Campus, responsável pela construção do megacentro de dados SINES, lançou hoje uma plataforma para apoiar projectos comunitários em Sines e Santiago do Cacém, com um financiamento de 100 mil euros.

A Plataforma Comunitária GAMMA, que foi apresentada hoje em Sines, durante a Feira do Mar, evento promovido pelo Sines Tecnopolo, visa “capacitar os membros da comunidade a serem líderes no desenvolvimento regional, apoiando iniciativas locais”, explicou Fabíola Bordino, directora da Start Campus à agência Lusa.

A iniciativa “dirige-se a qualquer pessoa ou organização, desde que o projecto seja para as localidades de Sines e de Santiago do Cacém”, esclareceu.

- PUB -

A plataforma, cujo nome é inspirado no navegador Vasco da Gama, figura histórica e natural de Sines, tem um carácter anual e destina-se a ideias ou projectos nas áreas do desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo.

A intenção é financiar, até 90%, “iniciativas que ampliem ou melhorem a oportunidade de acesso à qualidade educacional, que protejam ou conservem o meio ambiente natural ou que difundam a consciência ambiental e que unam pessoas e organizações para fortalecer o tecido social da sua comunidade”, revelou.

Também na área do empreendedorismo, a empresa pretende financiar iniciativas “que representem e promovam ideias inovadoras e criativas, que tragam crescimento, valor e prosperidade para a comunidade”.

- PUB -

“Desafiamos a comunidade a pensar naquilo que é mais importante, naquilo que precisam, naquilo que gostariam de ver crescer não só para a sua comunidade, mas para a região e a intenção é receber o máximo de projectos inovadores que tenham impacto” neste território, reforçou.

De acordo com a responsável, na primeira edição, o GAMMA “vai atribuir 100 mil euros” a projectos “que tragam benefícios concretos à comunidade desta região”, podendo candidatar-se “pessoas, organizações ou empresas com propostas de projectos transformadores” e “centrados nas comunidades locais”.

“É um programa de co-participação que corresponde a um processo anual de inscrição, selecção, financiamento e apoio a projectos da comunidade local”, frisou.

As candidaturas podem ser entregues entre 15 de Outubro de 2022 e 15 de Janeiro de 2023 na página da internet da empresa e, segundo Fabíola Bordino, “as propostas serão avaliadas por um comité que irá rever e orientar os projectos, ficando os finalistas sujeitos a uma sondagem comunitária e selecção final”.

“Esta sondagem, ao estilo de orçamento participativo, dá à comunidade a última palavra sobre cada projecto”, podendo a população de Sines e de Santiago do Cacém votar “através do nosso ‘website’ ou através de ‘sms’”, indicou.

Os vencedores deste projecto serão conhecidos “em finais de Abril do próximo ano”.

Além do financiamento aos projectos vencedores, a Start Campus também dará apoio técnico para garantir a sua execução no terreno e em benefício da comunidade.

A Start Campus é responsável pelo desenvolvimento do projecto SINES, um campus Hyperscaler Data Centre com capacidade de 495 MW em Sines, num investimento de 3,5 mil milhões de euros.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -