6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRecolha selectiva de biorresíduos avança em cantinas escolares da Moita

Recolha selectiva de biorresíduos avança em cantinas escolares da Moita

Processo vai avançar em 33 escolas do município, do pré-escolar ao ensino secundário

 

- PUB -

O município da Moita vai iniciar a recolha selectiva de biorresíduos em todas as cantinas escolares dos estabelecimentos de ensino da rede pública, do pré-escolar ao secundário, num processo que vai envolver 33 escolas do concelho. A iniciativa, explica a autarquia, integra-se no projecto-piloto de recolha selectiva porta-a-porta, que está a ser implementado em algumas zonas habitacionais do território e com o início de mais um ano de escolaridade nos refeitórios ali existentes.

Recorde-se que nestes espaços são normalmente servidas cerca de 720 mil refeições, em cada ano lectivo, estimando-se que daí resultem 257 toneladas de biorresíduos, que posteriormente são encaminhados para valorização e transformação em composto, considerado “um fertilizante orgânico para agricultura e jardinagem”. No início deste ano lectivo, terá lugar uma operação de recolha efectuada pela Câmara, que vai proceder à distribuição dos contentores pelas escolas, em simultâneo com outras acções de sensibilização junto das equipas dos refeitórios.

Na vertente residencial, o projecto teve início este ano em cerca de 400 moradias, na freguesia da Moita, estando ainda programada a sua extensão ao Gaio-Rosário, Sarilhos Pequenos e à freguesia de Alhos Vedros em 2023.

- PUB -

Refira-se que o projecto em causa resulta de uma candidatura da autarquia ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo cofinanciado pelo fundo de coesão do Programa Portugal 2020 e tem como objectivos principais o cumprimento das metas europeias e nacionais de recolha selectiva de resíduos, assim como a valorização dos mesmos enquanto recurso ou “produto”, a redução de gases com efeito de estufa, além da promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos nestas práticas amigas do ambiente e mais sustentáveis.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -