18 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRomance sadino do século XIX recuperado pela Liga dos Amigos de Setúbal...

Romance sadino do século XIX recuperado pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão

Obra histórica “A Profecia ou a Edificação do Convento de Jesus” associa história setubalense à ficção

 

- PUB -

Uma edição fac-similada do romance histórico “A Profecia ou a Edificação do Convento de Jesus”, da autoria de Henrique Freire, foi apresentada por João Reis Ribeiro na Igreja de Jesus, numa iniciativa promovida pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA).

No evento, que aconteceu na tarde da passada quinta-feira, 21 de Julho, a LASA pretendeu associar-se à reabertura do Museu de Setúbal – Convento de Jesus, que ocorreu em finais de 2020.

De acordo com Francisco Borba, presidente da direcção da LASA, esta edição contribui para o conhecimento de aspectos da identidade setubalense e para a preservação do seu património cultural.

- PUB -

Também André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, interveio, felicitando a LASA pela iniciativa. Em seguida, destacou o papel que as associações e a autarquia têm tido na conservação e conhecimento do património.

A apresentação da obra esteve a cargo de João Reis Ribeiro, que enalteceu o valor deste romance histórico de Henrique Freire no quadro do ideal romântico em Portugal, bem como a originalidade apresentada no tratamento de questões como a história local, a atitude cívica perante o património e a ficção como tratamento de temas que nos são próximos.

- PUB -

A obra teve edição única em 1864, e atingiu já o estatuto de rara, associando a história local e a ficção. O livro faz uma descrição do que era a cidade de Setúbal em finais do século XV, época da construção do Convento, e da segunda metade do século XIX, período em que foi escrito.

Com uma tiragem de 300 exemplares, esta edição teve a parceria da cimenteira Secil, podendo a obra ser adquirida na LASA ou numa livraria da cidade de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -