27 Janeiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRomance sadino do século XIX recuperado pela Liga dos Amigos de Setúbal...

Romance sadino do século XIX recuperado pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão

Obra histórica “A Profecia ou a Edificação do Convento de Jesus” associa história setubalense à ficção

 

- PUB -

Uma edição fac-similada do romance histórico “A Profecia ou a Edificação do Convento de Jesus”, da autoria de Henrique Freire, foi apresentada por João Reis Ribeiro na Igreja de Jesus, numa iniciativa promovida pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA).

No evento, que aconteceu na tarde da passada quinta-feira, 21 de Julho, a LASA pretendeu associar-se à reabertura do Museu de Setúbal – Convento de Jesus, que ocorreu em finais de 2020.

De acordo com Francisco Borba, presidente da direcção da LASA, esta edição contribui para o conhecimento de aspectos da identidade setubalense e para a preservação do seu património cultural.

- PUB -

Também André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, interveio, felicitando a LASA pela iniciativa. Em seguida, destacou o papel que as associações e a autarquia têm tido na conservação e conhecimento do património.

A apresentação da obra esteve a cargo de João Reis Ribeiro, que enalteceu o valor deste romance histórico de Henrique Freire no quadro do ideal romântico em Portugal, bem como a originalidade apresentada no tratamento de questões como a história local, a atitude cívica perante o património e a ficção como tratamento de temas que nos são próximos.

- PUB -

A obra teve edição única em 1864, e atingiu já o estatuto de rara, associando a história local e a ficção. O livro faz uma descrição do que era a cidade de Setúbal em finais do século XV, época da construção do Convento, e da segunda metade do século XIX, período em que foi escrito.

Com uma tiragem de 300 exemplares, esta edição teve a parceria da cimenteira Secil, podendo a obra ser adquirida na LASA ou numa livraria da cidade de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -