1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCâmara sensibiliza população para problema do abandono animal

Câmara sensibiliza população para problema do abandono animal

Com a chegada das férias, situação tende a agravar-se no território

 

- PUB -

O município moitense tem em curso uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais de estimação que, com a chegada do Verão e das férias, leva a que muitos destes “amigos de quatro patas”, sejam vítimas de abandono e negligência por parte dos donos como se fossem “objectos descartáveis”.

A Câmara da Moita considera que os números “são chocantes” e recorda que em Portugal, todos os Verões, “cerca de 30 mil animais, sobretudo cães, são abandonados pelos seus donos no período de férias”, recordando que a adopção implica “a responsabilização dos detentores”, que por sua vez, devem “assegurar os seus cuidados básicos”, ao nível de abrigo e alimentação, mas também na área da higiene e da assistência veterinária. A estas necessidades junta-se o cumprimento de todas as obrigações legais, dependendo da espécie, nomeadamente, identificação electrónica, registo e licença.

“O abandono de animais de estimação – por norma, animais muito sensíveis e dedicados – é uma acção condenável, equiparada a crime de maus tratos, e está sujeita a coimas elevadas ou mesmo pena de prisão”, recorda o município. que avançou com a colocação de vários mupis pelo concelho.

- PUB -

Com a campanha em curso, a edilidade pretende “alertar para esta realidade e apelar à cidadania, conjugando a utilização de meios de comunicação digitais e suportes informativos no espaço urbano”. Por isso, se vai de férias e tem um amigo de quatro patas, procure um alojamento que aceite animais, peça a um familiar ou amigo que fique com o seu animal ou procure um hotel ou uma associação de protecção animal que possa abrigar o seu bicho, dado que existem vários espaços autorizados pela Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária para este efeito.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -