9 Agosto 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeCâmara sensibiliza população para problema do abandono animal

Câmara sensibiliza população para problema do abandono animal

Com a chegada das férias, situação tende a agravar-se no território

 

- PUB -

O município moitense tem em curso uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais de estimação que, com a chegada do Verão e das férias, leva a que muitos destes “amigos de quatro patas”, sejam vítimas de abandono e negligência por parte dos donos como se fossem “objectos descartáveis”.

A Câmara da Moita considera que os números “são chocantes” e recorda que em Portugal, todos os Verões, “cerca de 30 mil animais, sobretudo cães, são abandonados pelos seus donos no período de férias”, recordando que a adopção implica “a responsabilização dos detentores”, que por sua vez, devem “assegurar os seus cuidados básicos”, ao nível de abrigo e alimentação, mas também na área da higiene e da assistência veterinária. A estas necessidades junta-se o cumprimento de todas as obrigações legais, dependendo da espécie, nomeadamente, identificação electrónica, registo e licença.

“O abandono de animais de estimação – por norma, animais muito sensíveis e dedicados – é uma acção condenável, equiparada a crime de maus tratos, e está sujeita a coimas elevadas ou mesmo pena de prisão”, recorda o município. que avançou com a colocação de vários mupis pelo concelho.

- PUB -

Com a campanha em curso, a edilidade pretende “alertar para esta realidade e apelar à cidadania, conjugando a utilização de meios de comunicação digitais e suportes informativos no espaço urbano”. Por isso, se vai de férias e tem um amigo de quatro patas, procure um alojamento que aceite animais, peça a um familiar ou amigo que fique com o seu animal ou procure um hotel ou uma associação de protecção animal que possa abrigar o seu bicho, dado que existem vários espaços autorizados pela Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária para este efeito.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -