25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEmpresasPublireportagem: Cátia e Nuno prepararam abertura da Mercadona no Montijo

Publireportagem: Cátia e Nuno prepararam abertura da Mercadona no Montijo

Formação está a decorrer desde o ano passado no norte do país, para que nada falhe no atendimento no Montijo

 

- PUB -

No final de 2021, a Cátia e o Nuno, fizeram as malas e foram para o Porto para iniciar uma nova aventura profissional na cadeia de supermercados Mercadona. Eles são apenas dois exemplos entre as mais de 300 pessoas que estão em formação para as próximas lojas da Mercadona que abrem ainda durante este ano, nos distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Santarém. Mas ainda há muitas vagas por preencher. Todos os colaboradores da Mercadona têm, desde o primeiro dia de formação, um contracto efectivo. Além disso, também durante esse período recebem o vencimento total como se já estivessem a desempenhar funções. A Mercadona paga todas as despesas associadas à formação – alojamento, alimentação, deslocações, viagens a casa de 15 em 15 dias – e oferece ainda progressão salarial, prémio anual e oportunidades de promoção interna em lojas, escritórios ou bloco logístico. O tempo de formação na Mercadona varia consoante as polivalências que cada colaborador vai adquirir, sendo que todos os colaboradores são formados em caixas e reposição.

Fases da formação

Antes de iniciarem funções no seu posto de trabalho, todos os colaboradores têm direito a uma formação inicial. Dependendo das secções nas quais irão exercer funções terão formação teórico-prática, o que lhes permitirá conhecer o sortido à venda nas lojas, dominar as ferramentas de trabalho, absorver o Modelo e a cultura da empresa e, além disso, desenvolver todas as competências técnicas inerentes ao posto, como por exemplo, a formação de corte de presunto na charcutaria. No seu percurso, primeiro vem a formação teórica e depois a formação prática, sempre com um tutor/colega de loja que seja “veterano” no posto. A empresa conta ainda com uma equipa 100% focada em acompanhar e garantir o sucesso da formação dos nossos colaboradores. Assim, mesmo estando longe, nunca estão sozinhos durante o período de formação.

- PUB -

Formação na Mercadona, um pilar fundamental da política de Recursos Humanos

A formação foi sempre vista como essencial na preparação do futuro de todos os colaboradores envolvidos neste projecto. A Mercadona considera que é através da formação que se inicia o desenvolvimento profissional de cada colaborador não só, a nível das suas capacidades e conhecimentos como também no desenvolvimento sustentável da empresa no que diz respeito ao seu recurso mais importante, as pessoas. Tendo como objectivo manter e impulsionar um ambiente laboral de qualidade, a empresa vê nesta componente um motor de crescimento das pessoas que compõem a sua equipa. De momento a formação é realizada no Norte de Portugal, pois é onde a empresa tem as suas lojas “veteranas”, ou seja, a funcionar há mais tempo, e onde estão também os colaboradores “veteranos”, que garantem a melhor formação proporcionando aos novos colaboradores cenários reais em contexto de trabalho.

Candidaturas para trabalhar na Mercadona

- PUB -

O único meio disponível para efectuar a candidatura é através do nosso site, em Mercadona.pt, acedendo à secção de emprego. É aqui que colocamos todas as ofertas de emprego que se encontram activas. A Cátia Fonseca tem 40 anos, é natural do Montijo, e em Novembro de 2021 iniciou a sua formação no supermercado Mercadona de Gondomar e afirma ter sido “muito bem acolhida, nunca me senti posta de parte, e os colegas sempre me ajudaram, sentia-me em casa!”. Confessa que no início custou um pouco sair temporariamente do Montijo já que “nunca me tinha afastado do meu filho e do meu marido. Nunca pensei ser capaz, mas fui e estou a adorar conhecer o Norte e as pessoas, vão ficar amizades para a vida”. Durante a formação todos os colaboradores da Mercadona têm direito a deslocações a casa de 15 em 15 dias, sendo que deste modo podem disfrutar das suas folgas na sua cidade com a família, com as despesas de deslocação suportadas pela empesa. Agora, ao fim de vários meses, faz um balanço positivo desta experiência sublinhando que viu na Mercadona uma oportunidade de ter um emprego seguro: “ser efectiva desde o primeiro dia é uma segurança que nós temos, mudar de emprego só mesmo para uma empresa que nos proporcione o mesmo nível de segurança e na Mercadona vi essa oportunidade”. O Nuno Galhardo, tem 31 anos, é natural de Évora e vive no Montijo. Está em formação desde Novembro de 2021 no supermercado de Vila Nova de Gaia. Decidiu apostar na Mercadona para trabalhar pois viu na empresa “oportunidades de progressão a nível salarial e de promoção interna” algo que, “em 4 anos, não aconteceu no anterior emprego”. Está a fazer formação para a Peixaria, entre outras secções, e está a gostar muito pois “tenho estado a aprender diariamente, gosto de falar com os clientes e partilhar novas receitas para cozinharem peixe da melhor forma”. Assume-se como um comunicador que adora estar em contacto com o público. Para o Nuno realizar a formação no Norte deu-lhe a possibilidade de aproveitar os tempos livres e “conhecer várias zonas do país onde nunca tinha estado como a região do Minho”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -