25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTrabalho de antigo director do Fórum Luísa Todi enaltecido no Festival Setúbal...

Trabalho de antigo director do Fórum Luísa Todi enaltecido no Festival Setúbal Voz

João Bastos contribuiu “para o desenvolvimento do panorama cultural setubalense”

 

- PUB -

O trabalho desenvolvido por João Pereira enquanto director do Fórum Luísa Todi entre 2012 e 2019 foi enaltecido no passado sábado no primeiro evento do Festival Setúbal Voz, organizado pela Associação Setúbal Voz.

A partir do equipamento municipal, foi “salientado o papel extremamente importante que João Pereira Bastos desempenhou, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do panorama cultural setubalense”.

O primeiro evento do festival ficou marcado pela realização de uma conversa sobre ‘A Flauta Mágica’, na qual os presentes trocaram ideias sobre “numerologia, maçonaria, opções de tradução e de encenação, a perceptibilidade do texto cantado, a busca incessante pelo âmago da ideia original dos autores e as aproximações divergentes”.

- PUB -

Também a ópera, de uma forma geral, foi mencionada, assim como foram contadas algumas “histórias divertidas e pitorescas”. Além de João Pereira Bastos, esteve presente Tânia Valente.

No início da sessão usou da palavra a presidente da Associação Setúbal Voz, Manuela Palma Rodrigues, e encerrou o evento a presidente da mesa da assembleia-geral, Antonieta Saragoça.

O festival prossegue quinta e sexta-feira no Fórum Municipal Luísa Todi, dias marcados pela estreia de ‘Migrantes’, criação do Coro Setúbal Voz e do Ateliê de Ópera de Setúbal. Já no próximo fim-de-semana, 2 e 3 de Julho, decorrerá a estreia da ópera ‘Flauta Mágica’, em versão a ser apresentada pela Companhia de Ópera de Setúbal.

- PUB -

Os dois espectáculos têm início pelas 21h30 e 19h00, respectivamente. Ainda no sábado, pelas 11h30, a Igreja de Jesus recebe um recital, que contará com a presença da contralto Dinora Ferreira e do pianista João Malha.

Os bilhetes vão estar à venda no Fórum Municipal Luísa Todi, no site da bilheteria on-line BOL ou no local do evento. Está ainda disponível um passe conjunto, que dá acesso aos quatro eventos, cujo preço é de vinte euros.

No entanto, a entrada para cada uma das iniciativas pode ser adquirida individualmente. Os bilhetes para o recital no Convento de Jesus têm um custo de cinco euros, valor também cobrado no acesso à conversa sobre ‘A Flauta Mágica’.

Já o montante pedido para o espectáculo ‘Migrantes’, assim como para o concerto ‘A Flauta Mágica’, foi fixado nos 15 euros. O Festival Setúbal Voz, a decorrer entre 25 de Junho e 3 de Julho, tem como objectivo “divulgar e desenvolver em Setúbal a arte do canto nas suas diversas vertentes, em especial do canto lírico”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -