24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBásica Barbosa du Bocage junta-se às escolas de Setúbal que alertam para...

Básica Barbosa du Bocage junta-se às escolas de Setúbal que alertam para mobilidade sustentável

Vereadora Carla Guerreiro chama os alunos a sensibilizarem os pais e amigos sobre as alterações climáticas   

- PUB -

A Escola Básica Barbosa du Bocage, em Setúbal, passou a exibir um mural pintado por Gonçalo Mar, num trabalho que tem por tema a mobilidade sustentável. Está colocado na parede traseira do pavilhão gimnodesportivo, foi inaugurado na manhã de quinta-feira, e marca a conclusão de um projecto municipal nas escolas sobre comunicação e sensibilização em cenários de risco associados às alterações climáticas.

“Apela para cuidarmos do ambiente e termos em consideração as alterações climáticas”, referiu a vereadora Carla Guerreiro, responsável pelo pelouro do Ambiente e da Educação, perante um grupo de alunos que assistiu à ‘revelação’ deste mural que visa que os jovens das escolas do concelho “fiquem sensibilizados para esta questão”.

Com recurso a fundos comunitários, “todas as escolas” do concelho exibem agora murais com este tipo de comunicação, refere nota de Imprensa da autarquia que cita Carla Guerreiro: “Convidámos vários artistas e eles fizeram uma proposta para trabalharem em conjunto com os alunos. Portanto, a partir deste momento, todas as escolas foram sensibilizadas para esta temática”.

- PUB -

Perante os alunos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, a vice-presidente do município sublinhou que estes “têm cumprido muito bem a função da sensibilização” para as alterações climáticas, uma vez que algumas das escolas são Ecoescolas e outras integram o projecto Escola Azul, o que significa que se está a “ir no bom caminho”.

A vereadora exortou as crianças para que, além do trabalho realizado em sala de aula, fazerem um esforço de sensibilização ambiental junto dos pais, família e amigos, com a justificação de que os problemas do planeta são de todos os que nele habitam.

“Se o planeta não tiver condições nós é que deixamos de ter condições para poder viver nele”, alertou, aproveitando para dar o exemplo do trabalho que está a ser feito no Parque Urbano da Várzea, um espaço com 19 hectares localizado em frente do mural, com bacias de retenção de água, para evitar as cheias na cidade, e onde têm vindo a ser plantadas muitas árvores, para reduzir o risco da onda de calor.

- PUB -

Para Gonçalo Mar, a escola é o “sitio ideal” para se passar cedo a mensagem aos mais novos, para que eles se responsabilizem “cada vez mais” pela preservação do ambiente.

O mural de cores vivas, conta com elementos da fauna e da flora, tendo em destaque, montado numa bicicleta, “um ser que faz parte deste mundo surrealista”, com a intenção de fazer com que as pessoas parem, observem e descodifiquem “um mundo quase paralelo em que a natureza dominava”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -