29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal entregou primeira casa temporária de apoio a refugiados a família ucraniana

Setúbal entregou primeira casa temporária de apoio a refugiados a família ucraniana

As casas, bem como lavandaria, resultam de adaptações feitas a instalações cedidas pela Câmara de Setúbal na Bela Vista

- PUB -

A YMCA/ACM de Setúbal vai disponibilizar, até 31 de Julho, quatro casas temporárias de apoio a refugiados da guerra na Ucrânia, sendo que o objectivo é atingir um total de nove habitações até Dezembro. Na segunda-feira, foi entregue a chave da primeira casa, numa acção que contou com a associação e o contributo da Câmara Municipal.

Todas as casas temporárias, bem como um espaço de lavandaria, resultam de adaptações feitas a instalações cedidas pela Câmara de Setúbal no Bairro da Bela Vista, próximo do espaço onde funciona o Centro de Apoio Comunitário da YMCA/ACM.

O compromisso de “criar casas de transição não é exactamente a área habitual de actuação” da YMCA/ACM de Setúbal, afirmou o secretário-geral da associação, Luís Sebastião, no momenta da entrega das primeiras chaves, mas foi assumido que esta “é a melhor forma de ajudar eficazmente as pessoas que estão a precisar em consequência do conflito”, provocado pela Rússia na Ucrânia.

- PUB -

O dirigente que falava na presença do vereador da Câmara de Setúbal Pedro Pina, responsável pelo pelouro municipal dos Direitos Sociais, entre outros autarcas, representantes empresariais e do secretário-geral da YMCA da Ucrânia, Viktor Serbulov, acrescentou que esta entrega de casas “não teria sido possível” sem o apoio “pro bono” da Câmara Municipal e de entidades como a Junta de Freguesia de São Sebastião, o Centro Comercial Alegro e a Auchan.

Viktor Serbulov, que entregou a chave da primeira habitação temporária a uma família ucraniana, salientou que esta medida é uma ajuda importante pela qual o povo ucraniano “está muito agradecido ao YMCA, pela organização do projecto, mas também pelo apoio que recebeu da Câmara Municipal de Setúbal”.

Na cerimónia, o vereador Pedro Pina lembrou que no início da “tragédia da guerra na Ucrânia” a Câmara “realizou reuniões com as instituições com intervenção internacional, ou seja, a ACM/YMCA, a Cruz Vermelha e a Cáritas Diocesana”, nas quais foi analisada “a melhor forma de prestar auxílio às pessoas que iriam começar a precisar”. Referiu ainda que a autarquia já tinha disponibilizado equipamento municipal para acolher refugiados, nomeadamente na Pousada da Juventude, e outras entidades, como é o caso da ACM, que tomaram também a iniciativa de fazerem o que estava ao alcance para ajudar”.

- PUB -

O momento simbólico da entrega das chaves da primeira casa temporária realizou-se defronte da habitação e contou com as presenças de outros membros do executivo municipal, incluindo o vereador coordenador do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Rabaçal, bem como de outros responsáveis, caso do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -