27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeCultura dos países de língua portuguesa celebrada com concertos e peça de...

Cultura dos países de língua portuguesa celebrada com concertos e peça de teatro em Setúbal

Iniciativas vão decorrer em Junho e Julho, no âmbito do projecto Língua Terra, do qual a Câmara Municipal sadina é parceira

 

- PUB -

A cultura dos países de língua oficial portuguesa vai ser celebrada no Fórum Luísa Todi entre os meses de Junho e Julho, com um programa que contempla dois concertos e uma peça de teatro.

As iniciativas, que vão acontecer no âmbito do projecto Língua Terra, do qual a Câmara Municipal de Setúbal é parceira, arrancam a 3 de Junho com um concerto da cabo-verdiana Elida Almeida.

Para o dia 17 de Julho, por sua vez, está prevista a peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”, do moçambicano Mia Couto e do angolano José Eduardo Agualusa, explica a autarquia em comunicado.

- PUB -

O programa do projecto, que pretende “fomentar as ligações culturais entre África, Europa e América Latina a partir de eventos artísticos e criar pontes entre os países de língua portuguesa”, encerra a 23 de Julho “com um espectáculo do cantor angolano Paulo Flores”.

Nesta que será a segunda edição do projecto, Mónica Cosas, directora artística do evento, citada na mesma nota, explica que “a Língua Terra irá expandir a presença além das apresentações musicais, incluindo na programação um espectáculo teatral”.

“A ideia é que a cultura PALOP seja celebrada em todas as formas de arte, a contribuir para a representatividade e identificação desta comunidade”, acrescentou.

- PUB -

Elida Almeida, um dos grandes nomes da nova geração de músicos de Cabo Verde, é uma das convidadas a actuar no Fórum Luísa Todi, no qual vai apresentar os êxitos do seu mais recente disco, “Gerasonobu”, “numa noite para celebrar a identidade africana, temperada com energia latina”.

Já no teatro, a peça “Chovem Amores na Rua do Matador” é “uma adaptação do conto homónimo de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, que reflecte sobre o conflito entre um moçambicano e as culturas emergentes que incorporam as novas práticas sociais”.

A encenação conta com “dramaturgia do próprio Mia Couto e um elenco de actores moçambicanos formado por Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango e Violeta Mbilane”.

As entradas para a peça têm um custo de dez euros. No espectáculo que marca o fim da edição deste ano do projecto, por sua vez, “o cantor angolano Paulo Flores vai compartilhar com o público as influências e lembranças musicais da infância em Lisboa”.

O concerto, que “inclui melodias que misturam o romantismo sonoro de Angola, Portugal, Brasil e Cabo Verde, tem abertura pela baterista, percussionista e compositora brasileira Simone Sou, que vai apresentar a sua nova performance solo, na qual partilha uma pesquisa da música do mundo e composições que abrangem poesia, ritmo e melodia inspirados nas manifestações brasileiras”.

Além das actuações de Paulo Flores e Simone Sou, aquela que será a última sessão do evento tem previsto “um momento especial com a transmissão do minidocumentário “Língua Terra”, realizado em 2021 e que contou com a participação do artista angolano e de uma equipa intercultural formada por representantes de países lusófonos”.

“Os bilhetes para a noite de encerramento da edição de 2022 de Língua Terra têm o preço de 12,50 euros”, sendo que “as entradas para todos os espectáculos podem ser adquiridas através da bilheteira on-line BOL”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -